>
>
Reflexão e ação no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Reflexão e ação no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

A promoção é da Arquidiocese de Goiânia, do Santuário Sagrada Família, da Pastoral da Aids e da Secretaria de Saúde

No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, Santuário de Goiânia promove reflexão e ação

 

No próximo domingo, 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Para suscitar reflexões sobre a temática, o Santuário Sagrada Família, da Arquidiocese de Goiânia, convidou o bispo referencial da Pastoral da Aids (CNBB), Dom Eugênio Rixen, para presidir celebração às 8h. No mesmo dia, será realizada uma ação na área externa do Santuário, voltada à prevenção da Aids: uma equipe da Secretaria Estadual da Saúde atenderá a população, das 8h30 às 13h, aplicando o teste de HIV, cujo resultado é sigiloso.

 

Como informou o reitor do Santuário, padre Rodrigo de Castro, o objetivo da iniciativa é aderir à campanha iniciada ontem (28), em todo o país, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), coordenada pela Pastoral da Aids, para estimular as pessoas a fazerem o teste de HIV/Aids. “Pelo acolhimento e a divulgação de informações, a Igreja quer ajudar a afastar a carga negativa do teste, como a insegurança, o medo do estigma e da discriminação. As pessoas precisam saber que o teste está disponível na rede pública de saúde, é gratuito, seguro e sigiloso; e que a Aids tem tratamento, inclusive em benefício das crianças em gestação”, ressaltou Pe. Rodrigo. 

 

 

Campanha

“Cuide bem de você e de todos os que você ama” é o tema da campanha, que terá material divulgado nas oito mil paróquias de todo o Brasil, a partir deste final de semana, e também na TV e nas rádios. A campanha quer sensibilizar as pessoas para a doença. “Fazer o teste é uma forma de cuidar, cuidar de si e das pessoas que amamos.” As peças exploram essa ideia e acrescentam informações úteis sobre a prevenção, sobre o HIV e sobre a Aids, distinguindo o vírus da doença, porque algumas pessoas têm o HIV, mas não desenvolvem a Aids. A campanha orienta que, mesmo sem os sintomas, é importante começar o tratamento o quanto antes, em benefício da própria saúde, mas também para barrar a transmissão da doença. 

 

O Brasil enfrenta a epidemia do HIV há 30 anos, e agora a incidência do vírus cresce principalmente no Norte e no Nordeste, em pessoas jovens. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 100 mil pessoas têm o vírus HIV, mas não sabem, enquanto 720 mil têm o diagnóstico do vírus e cerca de 350 mil desenvolveram a Aids. A incidência da doença entre os jovens está aumentando. O agravamento do número de casos não é só no Brasil, acontece também na Europa e nos Estados Unidos. 

 

Contato: Pe. Rodrigo Castro

Telefone: 98112-9686

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo