>
>
A importância do Silêncio na Sagrada Liturgia

A importância do Silêncio na Sagrada Liturgia

O Silêncio na Liturgia é tema da última Reunião de Pastoral deste ano

 

“A importância do Silêncio na Sagrada Liturgia” foi o tema da última Reunião Mensal de Pastoral da Arquidiocese de Goiânia, realizada em 14 de dezembro, na Cidade da Comunhão ‒ CPDF. Teve como assessor o Pe. Mauro Francisco dos Santos, da Diocese de Goiás, estudioso da temática e autor do livro “Silêncio no Mistério da Liturgia”.

 

 “O Concílio Ecumênico Vaticano II, por meio da Constituição de Sacra Liturgia Sacrosanctum Concilium (SC, 30), instituiu o silêncio como elemento constitutivo da liturgia e um dos sinais sensíveis da sua sacramentalidade transformadora e pascalizadora”, explicou o padre Mauro. Como alertou, é preciso educar a comunidade para valorizar o sagrado silêncio na liturgia, a partir da catequese.

Como exemplo, ele lembrou que estar em silêncio diante do Senhor é um modo de oração; que devemos fazer profundo silêncio durante a leitura da Palavra e depois de escutá-la (Dt 5,31), fazendo o mesmo diante do Mistério da Eucaristia, após a comunhão. No entanto, adverte, é necessário ter sabedoria para não estender exageradamente o tempo do silêncio e comprometer o seu propósito na liturgia.

 

“Sabe-se que para o homem de hoje, o silêncio é, infelizmente, o sinal mais explícito do vazio, do nada, e procura-se fugir ao máximo dele, preferindo qualquer tipo de barulho ao incômodo que ele gera. O silêncio é um valor importantíssimo a ser resgatado, redescoberto, como parte integrante da comunicação (disponibilidade para ouvir o outro) e da liturgia, para que se possamos estar, conscientemente, com Deus e consigo mesmo, em plenitude de coração e de mente”, enfatizou o assessor da reunião.

Pe. Mauro Francisco dos Santos

O arcebispo metropolitano, Dom Washington Cruz, presidiu a reunião, coordenada pelo Pe. Vitor Simão, com a presença dos bispos auxiliares Dom Levi Bonatto, responsável pelo Vicariato para a Comunicação, e Dom Moacir da Silva Arantes, coordenador de Pastoral.

Antes da oração e bênção que encerram a reunião, Dom Washington orientou: “Ao celebrarmos o Natal em nossas casas, devemos fazer uma pequena oração, tornando possível a dimensão do silêncio, para sentirmos a presença de Deus. Devemos pensar no sofrimento do próximo, de modo que o festejado na festa seja realmente Jesus, que está no meio de nós”.

 

Essa Reunião de Pastoral teve como objetivo, também, promover a confraternização entre os participantes e celebrar a alegria do Natal que se aproxima. O Ministério de Teatro Arte e Graça, do Santuário Sagrada Família, apresentou performance que foi um convite à reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal, frente ao estímulo ao consumismo que é enfatizado nessa data, culturalmente. A próxima Reunião de Pastoral será realizada no dia 8 de fevereiro de 2020. 

 

Eliane Borges

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo