>
>
Santa Casa inaugura Sala de Humanização para enlutados pelas vítimas da pandemia

Santa Casa inaugura Sala de Humanização para enlutados pelas vítimas da pandemia

  Com a bênção de Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, foi inaugurada a Sala de Humanização

 

Com a bênção de Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, foi inaugurada a Sala de Humanização de Contextos de Óbitos pela covid-19, no hospital Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, na manhã do dia 20 deste mês, em solenidade on-line. Essa sala tem como objetivo humanizar o processo de reconhecimento e despedida do corpo pelos familiares de vítimas da covid-19. Trata-se de ambiente preparado com as normas de precaução quanto à contaminação pelo coronavírus, com um vidro isolando os falecidos dos enlutados.

Para as vítimas da pandemia, os rituais fúnebres não podem ocorrer. Assim, família e amigos não vêm o corpo, não se despedem e ficam sem possibilidade de ter o suporte social e emocional que o velório proporciona. Tudo isso pode dificultar o processo do luto, segundo o psicólogo Roberto Ribeiro, responsável técnico pelo Setor de Psicologia da Santa Casa. “Percebemos esta demanda no apoio a contexto de óbitos por covid-19 no hospital e corremos atrás de organizar um lugar que fosse preparado para dar aos familiares o direito de reconhecer o corpo dos seus entes queridos que partiram e se despedir, contando com o acolhimento de uma equipe multiprofissional. Com a criação desse contexto de acolhimento e humanização, estamos contribuindo para um luto menos sofrido, para uma melhor elaboração desse luto e a redução do seu impacto psicossocial”, relatou o psicólogo.

 A inauguração da Sala de Humanização contou com a participação dos superintendentes geral, técnico e administrativo, respectivamente, Dra. Irani Ribeiro de Moura, Dr. Pedro Ivandosvick Cordeiro de Oliveira e Dr. Irondes José de Morais. Também participaram representantes dos setores de psicologia, voluntariado, assistência social e manutenção. O quadro gestor da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia (SCMG) é presidido pelo arcebispo metropolitano, Dom Washington Cruz, e tem como vice-presidente o bispo auxiliar, Dom Levi Bonatto.

 

Por: Eliane Borges

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo