No dia 25 de setembro, o Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (Ifiteg) celebrou 40 anos de existência. Na ocasião, Dom Antônio Fernando Brochini, bispo da Diocese de Itumbiara (GO) e ex-diretor geral do Instituto, presidiu a celebração em Ação de Graças na sede do instituto.
Em sua saudação inicial, o bispo falou sobre a alegria que todos os presentes na celebração deveriam sentir no coração por este momento histórico. “Ao celebrarmos esses 40 anos, devemos render graças a Deus e nos alegrar pelo dia que em que esse instituto foi fundado. Celebramos esta data agradecendo ao bom Deus por esta instituição que forma pastores para o Povo de Deus”, disse.
A celebração contou com a presença de vários alunos, ex-alunos e professores, entre eles, o padre Heverton Rodrigues de Oliveira, diretor geral do Ifiteg, e o frei Marco Aurélio da Cruz, ministro provincial dos frades franciscanos. A instituição ainda foi agraciada com a bênção apostólica do Santo Padre, o papa Francisco, por ocasião desta data tão importante.

Missão
A ideia de criar um instituto filosófico-teológico intercongregacional nasceu na X Assembleia Regional da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), no final de 1979. Atendendo a essa necessidade, no dia 25 de setembro de 1980, numa reunião dos superiores de diversos institutos da Vida Consagrada, nasceu o Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (Ifiteg). Atualmente, a instituição é mantida por duas ordens e duas congregações religiosas: a Ordem dos Frades Menores, a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, a Congregação do Santíssimo Redentor e a Congregação dos Sagrados Estigmas. Reconhecida pelo MEC como faculdade, oferece os cursos de graduação em Filosofia e Teologia.
Como explica seu diretor geral, padre Heverton Rodrigues de Oliveira, ao longo destes 40 anos, o instituto tem buscado cumprir a missão, que lhe foi confiada no ato fundacional, de cuidar da formação acadêmico-eclesiástica dos formandos da Vida Religiosa e dos candidatos ao presbiterado. Nessas quatro décadas, colaborou com a missão da Igreja em Goiânia, no Brasil e no mundo. Inúmeras pessoas, que por aqui passaram, colaboraram e ainda colaboram nas mais diferentes áreas do apostolado cristão. “Neste esforço de mantermos viva a identidade do instituto, de buscarmos uma formação acadêmico-eclesiástica, queremos continuar a colaborar com a Igreja e a sociedade. Somos gratos por estes 40 anos de história e desejamos continuar escrevendo esta trajetória de fé, conhecimento e promoção da dignidade humana”, afirmou o padre Heverton.
Marcos Paulo Mota