>
>
Dedicação da Igreja São João Batista

Dedicação da Igreja São João Batista

Igreja matriz da Paróquia São João Batista, em Aparecida de Goiânia, é dedicada

O arcebispo da Arquidiocese de Goiânia, Dom Washington Cruz, presidiu, no dia 12 de outubro, Solenidade Nossa Senhora Aparecida, a celebração de Dedicação da Igreja matriz da Paróquia São João Batista, no Setor Colina Azul, em Aparecida de Goiânia. Concelebraram o administrador da paróquia, padre Vitor Simão, os padres Marcos Paulo Vilela, João Luiz, Maximiliano Gonçalves, Aneesh Padassery e monsenhor Aldorando Mendes dos Santos.

 

A matriz de São João Batista recebeu a bênção para o início da construção da obra, no dia 18 de novembro de 2016, com uma missa presidida pelo bispo auxiliar, Dom Moacir Silva Arantes. Padre Vitor Simão contou que a realização da obra era um sonho. “Há quatro anos era só um sonho e hoje é uma realidade que se consolidou por meio da contribuição de muitos que, com ousadia, acreditaram e se comprometeram a fazer parte dessa obra”, afirmou ele. 

 

Ainda na porta da Igreja, Dom Washington Cruz deu início à celebração. Ele recebeu pelas mãos dos arquitetos e dos engenheiros responsáveis pela construção da Igreja Matriz os projetos de execução da obra. O arcebispo fez ainda o descerramento de placa Ad Perpetuam Rei Memoriam e da placa que tinha os seguintes dizeres: “Aqui se entra para louvar ao Senhor e sai para amar os irmãos”. Após esse momento, Dom Washington recebeu uma chave com a qual ele fez a abertura das portas do templo.

 

Durante a homilia, Dom Washington agradeceu a todos que ajudaram na construção da igreja matriz. Ele comentou que as pessoas são o templo vivo de Cristo. “Nós somos o templo de Deus, o Santuário do Deus vivo, a Igreja que caminha e atua na história. Somos aquela Igreja que desafia os séculos, não porque somos grandes, aliás, como diz São Paulo, ‘Não há muitos sábios entre vós (1Cor 1-26)’. Somos a Igreja construída sobre o alicerce dos apóstolos, cuja pedra angular é Jesus Cristo.”

 

Na dedicação e consagração do altar, o arcebispo aspergiu com água benta o altar e as paredes da igreja, incensou e ungiu com o Óleo do Santo Crisma o presbitério e o revestimento do templo. Por fim, Dom Washington Cruz acendeu as velas que estavam espalhadas pelo templo e no altar, apagadas desde o início da celebração. Esses ritos exprimem, em sinais sensíveis, alguns aspectos daquela obra invisível que o Senhor realiza por meio da Igreja, quando ela celebra os divinos mistérios, principalmente a Eucaristia. O arcebispo instalou ainda, no altar, as relíquias de primeiro grau, partes do corpo de São João Batista, Santa Filomena e São Tomé Apóstolo.

 

Suzany Marques

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo