No dia 10 de outubro, o arcebispo Dom Washington Cruz, por ocasião da beatificação de Carlo Acutis, apresentou a nova diaconia do Vicariato para a Comunicação da Arquidiocese de Goiânia, que ganhou o nome do beato. Na biografia do jovem, destaca-se a estreita relação dele com a informática, especialmente o uso da internet para evangelização, já sendo chamado de Padroeiro da Internet. A Diaconia Carlo Acutis será dedicada à mídia digital, crescente meio de comunicação, que faz parte do cotidiano das pessoas e de suas relações: família, amigos, meio acadêmico, ambiente de trabalho. Inspirada pela vida do jovem, o objetivo da diaconia é cuidar para que as redes sejam lugar de encontro, diálogo e um campo para o anúncio da Boa-Nova.
O Vicariato para a Comunicação é um espaço de trabalho permanente em favor da viabilização dos projetos pastorais arquidiocesanos, no que se refere às suas necessidades de comunicação, e cuida da ação evangelizadora através de distintos meios comunicacionais. Ele é composto ainda pelas Diaconias São João Paulo II, Santa Clara e Carlos Moura.
Mas, afinal, o que é uma diaconia?
As diaconias são instâncias de serviço e fazem parte da organização do Vicariato para a Comunicação que, segundo o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, tem a missão de cuidar da comunicação institucional, promover uma rede de comunicadores articulada pela Pascom e estreitar o relacionamento da Igreja com os meios de comunicação de cada diocese. Dentro e fora da Igreja, o Vicariato para a Comunicação Social é convidado a promover reflexões sobre as estratégias comunicativas e de linguagem, adaptando-se ao local e aos costumes, para que a Boa-Nova de Jesus Cristo chegue a todas as pessoas.
Talita Salgado