A Comemoração dos Fiéis Defuntos deste ano foi celebrada nas paróquias e comunidades devido à pandemia do coronavírus. As celebrações nos cemitérios se restringiram a poucas paróquias, de modo especial nas cidades do interior que integram a Arquidiocese de Goiânia.
Dom Washington Cruz e os bispos auxiliares não celebraram nos cemitérios. O arcebispo presidiu a Santa Missa na Catedral Metropolitana. Já Dom Moacir Silva Arantes esteve na Paróquia Nossa Senhora da Libertação e Dom Levi Bonatto, na Paróquia Nossa Senhora da Abadia, em Varjão.
 OK.jpg)
Em sua reflexão à luz da Palavra de Deus, o arcebispo falou sobre a liturgia que nos traz à memória os que nos precederam no Reino de Deus. “A liturgia de hoje nos convida a trazer os que já partiram de volta à nossa memória, ao nosso coração, ao nosso convívio.
É dia de agradecer, de pedir perdão, de afirmar nossa certeza na misericórdia divina. A vida não nos é tirada, mas transformada. O Senhor ressuscitado está no meio de nós e, um dia, todos nos encontraremos com o Deus vivo e com os nossos irmãos e irmãs que chegaram antes de nós à casa do Pai. Celebremos este dia com fé e amor, com a esperança que nos anima, esperança que é a última a morrer. A esperança, de fato, vive de braços dados com a fé, ‘garantia antecipada do que se espera, a prova de realidades que não se veem.’”
Ao final de suas celebrações, Dom Washington e Dom Moacir plantaram uma árvore em homenagem às pessoas falecidas por causa da pandemia. A ação foi promovida pela CNBB.

Penitenciaria Apostólica: Indulgências Plenárias prorrogadas para todo o mês de novembro
Neste ano, diante das atuais contingências devido à pandemia da covid-19, as Indulgências Plenárias para os fiéis defuntos serão prorrogadas para todo o mês de novembro, adequando as condições a fim de garantir a incolumidade dos fiéis.
O organismo Vaticano, por mandato especial do papa Francisco, estabeleceu e decidiu que, este ano, para evitar aglomerações onde forem proibidas, a Indulgência Plenária para aqueles que visitam um cemitério e rezam pelos defuntos, ainda que apenas mentalmente, de norma estabelecida apenas de 1° a 8 de novembro, poderá ser transferida para outros dias do mesmo mês até seu término.
A Penitenciaria Apostólica decretou que a Indulgência Plenária de 2 de novembro, estabelecida por ocasião da Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos àqueles que visitam piedosamente uma igreja ou um oratório e ali rezam o “Pai-Nosso” e o “Credo”, poderá ser transferida não apenas para o domingo precedente ou para o dia da Solenidade de Todos os Santos, mas também para outro dia do mês de novembro, à livre escolha de cada fiel.
Marcos Paulo Mota