>
>
Comemoração dos Fiéis Defuntos foi celebrada nas igrejas

Comemoração dos Fiéis Defuntos foi celebrada nas igrejas

Devido à pandemia, não foi possível celebrar nos cemitérios

A Comemoração dos Fiéis Defuntos deste ano foi celebrada nas paróquias e comunidades devido à pandemia do coronavírus. As celebrações nos cemitérios se restringiram a poucas paróquias, de modo especial nas cidades do interior que integram a Arquidiocese de Goiânia.

 

Dom Washington Cruz e os bispos auxiliares não celebraram nos cemitérios. O arcebispo presidiu a Santa Missa na Catedral Metropolitana. Já Dom Moacir Silva Arantes esteve na Paróquia Nossa Senhora da Libertação e Dom Levi Bonatto, na Paróquia Nossa Senhora da Abadia, em Varjão.

Paróquia Nossa Senhora da Abadia, em Varjão.

Em sua reflexão à luz da Palavra de Deus, o arcebispo falou sobre a liturgia que nos traz à memória os que nos precederam no Reino de Deus. “A liturgia de hoje nos convida a trazer os que já partiram de volta à nossa memória, ao nosso coração, ao nosso convívio.

 

É dia de agradecer, de pedir perdão, de afirmar nossa certeza na misericórdia divina. A vida não nos é tirada, mas transformada. O Senhor ressuscitado está no meio de nós e, um dia, todos nos encontraremos com o Deus vivo e com os nossos irmãos e irmãs que chegaram antes de nós à casa do Pai. Celebremos este dia com fé e amor, com a esperança que nos anima, esperança que é a última a morrer. A esperança, de fato, vive de braços dados com a fé, ‘garantia antecipada do que se espera, a prova de realidades que não se veem.’”

 

Ao final de suas celebrações, Dom Washington e Dom Moacir plantaram uma árvore em homenagem às pessoas falecidas por causa da pandemia. A ação foi promovida pela CNBB.

Penitenciaria Apostólica: Indulgências Plenárias prorrogadas para todo o mês de novembro

 

Neste ano, diante das atuais contingências devido à pandemia da covid-19, as Indulgências Plenárias para os fiéis defuntos serão prorrogadas para todo o mês de novembro, adequando as condições a fim de garantir a incolumidade dos fiéis.

 

O organismo Vaticano, por mandato especial do papa Francisco, estabeleceu e decidiu que, este ano, para evitar aglomerações onde forem proibidas, a Indulgência Plenária para aqueles que visitam um cemitério e rezam pelos defuntos, ainda que apenas mentalmente, de norma estabelecida apenas de 1° a 8 de novembro, poderá ser transferida para outros dias do mesmo mês até seu término.

 

A Penitenciaria Apostólica decretou que a Indulgência Plenária de 2 de novembro, estabelecida por ocasião da Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos àqueles que visitam piedosamente uma igreja ou um oratório e ali rezam o “Pai-Nosso” e o “Credo”, poderá ser transferida não apenas para o domingo precedente ou para o dia da Solenidade de Todos os Santos, mas também para outro dia do mês de novembro, à livre escolha de cada fiel.

 

Marcos Paulo Mota

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo