No dia 7 de fevereiro, domingo, devido às necessidades pastorais, as paróquias Nossa Senhora da Guia, em Aparecida de Goiânia; Nossa Senhora Rainha da Paz e Universitária São João Evangelista, ambas em Goiânia; celebraram a posse de quatro padres de nossa arquidiocese. O arcebispo Dom Washington Cruz nomeou os seguintes padres: João Batista de Lima, como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Guia; Cristiano Faria dos Santos e Rosimar da Silva Aguiar, como administrador paroquial e vigário paroquial, respectivamente, da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz. O padre David Pereira de Jesus foi nomeado como administrador paroquial da Paróquia Universitária São João Evangelista.
Dom Levi Bonatto presidiu a Santa Missa com rito de posse na paróquia Nossa Senhora Rainha Paz e, em sua homilia, exortou os fiéis a estarem próximos dos padres nesta nova etapa da caminhada paroquial. “Os padres chegam para caminhar com vocês, não para estarem longe, mas para serem próximos”.

O presidente da celebração explicou sobre a formação da paróquia. Segundo ele, “a paróquia é formada pelo povo de Deus. Assim, o povo de Deus não é o pároco nem os demais sacerdotes, esses estão a serviço da comunidade. Os autênticos protagonistas são os paroquianos que a formam. Os padres passam, ficam um tempo e vão embora. A vida da paróquia é o povo de Deus”.
Os padres Cristiano Faria e Rosimar da Silva se apresentaram aos presentes e disseram que irão trabalhar juntos para atender a todos, já que, também irão atuar na Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos.

Dom Washington Cruz foi até a Paróquia Nossa Senhora da Guia para empossar o padre João Batista de Lima como novo pároco da comunidade. Em sua reflexão, o arcebispo definiu a paróquia seguindo o Código de Direito Canônico no Cân. 515. “A paróquia é uma certa comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular, cuja cura pastoral, sob a autoridade do bispo diocesano, está confiada ao pároco, como a seu pastor próprio”. O arcebispo continuou dizendo que “a paróquia não se identifica com um edifício ou um conjunto de estruturas, mas sim com uma preciosa comunidade de fiéis, que deve ser a força e a rocha firme para que a paróquia seja sempre viva”. Ao final da celebração o arcebispo desejou um frutuoso ministério ao padre João Batista em sua nova missão.

O padre David Pereira de Jesus foi empossado na Paróquia Universitária São João Evangelista. Ele sucede o padre Adnilson Pedro Gomes que foi transferido para a Paróquia São João Batista, em Senador Canedo. O padre empossado na paróquia universitária terá a responsabilidade de cuidar de uma comunidade um pouco diferente da sua estrutura pastoral. A paróquia universitária tem a missão de atender a comunidade de professores, pesquisadores, alunos e funcionários das Instituições de Ensino Superior existentes na Arquidiocese de Goiânia, bem como os membros de suas respectivas famílias e comunidade circunvizinha. “Eu acredito, de modo especial, em uma Pastoral de Comunhão e Participação. Assim, quero caminhar com vocês. Ao renovar minhas promessas sacerdotais eu prometi uma série de coisas, mas para cumpri-las, preciso da ajuda de vocês”, afirmou padre David. O padre Luiz Henrique Brandão de Figueredo continuará auxiliando como vigário paroquial.
Marcos Paulo Mota