No segundo encontro da Lectio Divina 2021, padre Luiz Henrique apresentou a reflexão dizendo que os cristãos devem sempre se deslocar, percorrer um caminho, principalmente interiormente, para se encontrar com Deus.
A ida do Senhor para o deserto e para a montanha simboliza muito mais que uma caminhada física. Jesus chama apenas Pedro, Thiago e João, que o acompanham em todo o momento e revela a eles uma parte mais íntima de sua vida. A transfiguração de Jesus é o momento que podem enxergar a sua divindade.
Padre Luiz nos convidou a viver esse momento como os apóstolos, para que a verdadeira face de Cristo ilumine as nossas vidas. Tudo o que foi explicado poderá ser aplicado em nosso cotidiano por meio da oração. A oração é um dom de Deus que nos dá a possibilidade de entrarmos em comunhão com ele. Subir a montanha significa entrar na relação de comunhão, isso exige uma pausa para concentrarmos a nossa comunhão no Senhor, estarmos atentos às suas palavras, entrarmos na relação de intimidade para conhecê-lo. Ele não nos obriga e não insiste, ele nos propõe e se revela de algum modo. Ele espera uma resposta de amor, e só livremente pode-se entrar nessa comunhão com o Senhor.
O padre destacou, também, que às vezes podem nos privar da participação à Eucaristia, e que podemos estar impedidos por alguma razão mas, independentemente do lugar e da circunstância, ninguém poderá nos impedir de rezar, pois Cristo está em nós.
Padre Luiz Henrique finalizou a reflexão com o pedido de que nos dediquemos, insistentemente, ao Senhor por meio da oração. “Quem tem o hábito, que o faça com mais amor e mais disposição”.
Acolhendo as recomendações das autoridades municipais e seguindo o comunicado da Arquidiocese de Goiânia, a fim de conter a propagação da covid-19, o próximo encontro da Lectio Divina 2021 ocorrerá de forma on-line, sendo transmitido ao vivo, às 19h30, pelo canal do Youtube do Setor Juventude e pelo canal da Arquidiocese de Goiânia.
Luana Moreira
Comunicação do Setor Juventude