No texto da primeira carta de São João, vemos que o amor de Deus chegou até nós por meio do seu filho Jesus Cristo. “Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio Dele” (1Jo 4,9).
Jesus Cristo nos alcança de diversas maneiras. Padre Luiz Henrique Brandão de Figueiredo, Reitor do Seminário Menor Arquidiocesano São João Paulo II, enumera três formas com que podemos ficar mais próximos da Misericórdia Divina. São elas: a Santa Missa, o sacramento da Eucaristia e a oração. “Na Santa Missa Jesus se faz presente e nos alcança, inclusive, do ponto de vista físico. Pelo Sacramento da Eucaristia o amor de Deus nos alcança quando voltamos à nossa comunhão com Ele. E somos alcançados também por esse amor misericordioso pela oração, quando dedicamos uma parte do nosso tempo para viver nossa relação com Deus.”

Na quarta parte do catecismo existe uma transcrição muito bela a respeito da oração. Padre Luiz Henrique destaca dois modos de oração que a tradição da Igreja consagrou, que são: a meditação da Sagrada Escritura ou leitura orante e a oração do Santo Terço. Podemos meditar a Sagrada Escritura de vários modos. O mais conhecido é o método da Lectio Divina, onde somos convidados a fazer uma leitura da palavra de Deus numa prática de oração, reflexão e contemplação. “A oração nos aproxima do amor de Deus porque a oração e a meditação vão fazendo que nós exercitemos a nossa fé que vai nos levando sempre mais a uma união com Deus”, explica.
O amor de Deus chega até mesmo àqueles que não rezam ou que não possuem uma relação de intimidade com Ele. Quando intercedemos por aqueles que não rezam, Deus dá graças atuais para que eles possam se encontrar também com o seu amor.
Em tempos de pandemia, podemos sempre estar em sintonia com Deus, nos voltando à prática da oração, dedicando um tempo para rezar o terço e meditar a Palavra. “Quanto mais eu creio, eu me abro, ofereço o meu sim ao Senhor, mais o Senhor pode vir ao meu encontro e, por isso, posso sempre mais me unir a Ele por meio da oração.”
Larissa Costa