>
>
O Silêncio na liturgia: um bem sacramental na Igreja

O Silêncio na liturgia: um bem sacramental na Igreja

Prática precisa tornar-se realidade nas comunidades que celebram a fé

Em 2016, o padre Mauro Francisco dos Santos, do Clero da Diocese de Goiás, publicou o livro Silêncio no Mistério da Liturgia pela Editora PUC Goiás. Fruto de seu mestrado em Liturgia, concluído em 2012 na Universidade Santo Anselmo, em Roma, o livro possui 118 páginas e se aprofunda neste importante aspecto da liturgia que é o silêncio.  O autor afirma que o silêncio é uma ação litúrgica desconhecida na maioria das comunidades cristãs. Na obra, ele busca também conhecer as motivações dos padres conciliares durante o Vaticano II, a incluir suas discussões à dimensão sagrada do silêncio. 

O Concílio Vaticano II, em sua Constituição Sacrosanctum Concilium sobre a sagrada liturgia, instituiu o silêncio como elemento constitutivo da liturgia. Em seu número 30, destaca: “Para promover uma participação ativa, trate-se de incentivar as aclamações do povo, as respostas, a salmodia, as antífonas e cânticos, bem como as ações e gestos e porte do corpo. A seu tempo, seja também guardado o sagrado silêncio”. No prefácio da obra do padre Mauro, a renomada liturgista Ione Buyst descreve que o silêncio é um sinal sensível da liturgia e uma base de sua sacramentalidade transformadora e pascalizadora.

O Silêncio no Mistério da Liturgia está dividido em quatro capítulos. No primeiro, “Uma reflexão antropológica do silêncio”, padre Mauro enfatiza o valor do silêncio e diz que esse bem é importantíssimo e merece ser resgatado e redescoberto, porque ele proporciona estar conscientemente com Deus e consigo mesmo, em plenitude de coração e de mente. Ele ressalta, porém, que não é apenas positivo o valor que a humanidade dá hoje ao silêncio. “Sabe-se que para o homem de hoje, o silêncio é, infelizmente, o sinal mais explícito do vazio, do nada e, no entanto, procura-se fugir ao máximo dele, preferindo qualquer tipo de barulho ao incômodo gerado pelo silêncio” (pág. 19). 

Os demais capítulos da obra estão assim distribuídos e intitulados: capítulo II: O Silêncio na tradição bíblica-patrística; capítulo III: O resgate do Silêncio no Vaticano II; capítulo IV: Silêncio e liturgia da Palavra; Considerações finais e perspectivas. Voltando ao prefácio da obra, Ione faz comentários de esperança sobre a rara obra publicada pelo padre Mauro. “Oxalá a divulgação deste estudo sobre o silêncio no mistério da liturgia possa motivar os responsáveis pela formação litúrgica, em todos os níveis – desde as catequistas e as equipes de liturgia, até os professores e formadores e principalmente os bispos – a influir na situação caótica, barulhenta, estressante, superficial em que se encontram muitas de nossas celebrações ditas litúrgicas, em parte em consequência da cultura atual. Possamos, num esforço conjunto, fazer com que nossas liturgias se tornem o espaço da relação harmoniosa, unificadora e autêntica com o Mistério, pelo cultivo espiritual, primoroso, do silêncio”.

O livro impresso pode ser adquirido diretamente com o padre Mauro pelo seguinte endereço de e-mail: vintte@hotmail.com 

 

 

Fúlvio Costa

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo