>
>
A Semana Santa com Dom Washington Cruz

A Semana Santa com Dom Washington Cruz

Semana Santa 2021

O arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, presidiu as celebrações do Tríduo Pascal na Catedral Metropolitana. Devido à pandemia da covid-19, somente 30% da capacidade da igreja pôde ser ocupada pelos fiéis. O cura da Catedral, padre Carlos Gomes, e o vigário paroquial, padre Geraldo Pinheiro, concelebraram.

 

Bênção das Estradas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza em todo o país a Operação Semana Santa, com esforço de fiscalização direcionada durante o período de quinta-feira até o final da noite do Domingo de Páscoa. É tradição em Goiás que o arcebispo faça uma prece especial aos motoristas que pegam a estrada na Semana Santa. Há 15 anos, Dom Washington realiza a “Bênção das Estradas” e, pelo segundo ano, esse ato simbólico é feito a distância. “Estamos passando por um momento crítico da pandemia em todo o Brasil. Não é momento de viagens ou passeios, mas aqueles que precisam se deslocar pelas estradas, que tenham a consciência do cuidado com a própria vida e a do próximo. Que tenham uma conduta responsável ao volante, respeitando as leis de trânsito e evitando acidentes. Assim, também evitam sobrecarregar ainda mais os sistemas de saúde. Deus abençoe a todos e que, cuidando uns dos outros, possamos celebrar a Páscoa do Senhor com a esperança e a certeza de dias melhores”, afirmou o arcebispo.

Benção das Estradas 2019

 

Missa do Crisma

Na Quinta-feira Santa de manhã, Dom Washington presidiu a Missa do Crisma no Santuário-Basílica Sagrada Família. A celebração foi restrita para os padres e diáconos por causa da pandemia, mas os fiéis puderam acompanhar a celebração pelos meios de comunicação: PUC TV, TV Pai Eterno e as redes sociais do Santuário e da Arquidiocese. Durante a celebração, conhecida também como Missa dos Santos Óleos ou Missa da Unidade, acontece a Bênção dos Óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos e a Consagração do Óleo do Santo Crisma, usado nos Sacramentos da Confirmação e da Ordem, ou seja, nas ordenações sacerdotais para ungir as mãos do neossacerdote e nas ordenações episcopais para ungir a cabeça do novo bispo.

Ainda nesta celebração, há a renovação das promessas sacerdotais, em que padres renovam o seu compromisso presbiteral diante do bispo e do povo de Deus presente na celebração. “Queridos irmãos sacerdotes, nós fomos ungidos com o óleo santo do Crisma e devemos exalar o seu perfume por onde passarmos”, disse o arcebispo. Ao fim da celebração, Dom Washington fez questão de homenagear os padres, diáconos, irmãos e irmãs religiosos que completaram ou completarão aniversário jubilar e também fez uma prece a Deus por todos que faleceram vítimas da covid-19, entre eles os padres Alaor Rodrigues e Fiorenzo Bertolli, o diácono Ademar Gomes de Araújo.

 

 

Missa da Ceia do Senhor

Na Quinta-feira Santa fazemos memória da Instituição da Eucaristia, que é o Sacramento do Amor. Em razão da pandemia, não foi realizada a cerimônia do Lava-pés, gesto feito por Jesus na Última Ceia. Dom Washington, em sua reflexão, falou sobre o significado da Eucaristia para os cristãos. “A Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, o próprio Cristo, o Pão vivo. Pela Eucaristia, entramos em comunhão com Deus, com a Igreja e com nossos irmãos. É o sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus que Ele institui para que fosse celebrado até o fim dos tempos.” Com esta celebração inicia a “Grande Missa” que chamamos de Tríduo Pascal, que começa com a Saudação Inicial e termina com a Bênção Final na Vigília Pascal. 

 

Sexta-Feira Santa

Na sexta-feira, às 15h, celebramos a Paixão do Senhor ou Ação Litúrgica da Paixão de Jesus Cristo. É o único dia do ano que não se celebra a Santa Missa. Nela celebramos Jesus que entrega o seu espírito. Mas, mais uma vez, devido à pandemia, aconteceram celebrações em outros horários para facilitar a participação do povo de Deus. Em sua homilia à luz da Palavra de Deus, o arcebispo disse que a Paixão de Cristo é um mistério de dor e amor. Assim, a cruz é ante nossos olhos a imagem de Cristo Crucificado. A cruz torna-se, portanto, uma imagem silenciosa e eloquente do amor de Deus por toda a humanidade. Ao fim desta celebração, todo o Sacrário é esvaziado para que a Igreja e o mundo chorem a morte de Jesus.

 

Sábado Santo

Durante esse dia não só a Igreja, mas todo o mundo está de luto. Dom Washington iniciou sua homilia parafraseando uma homilia do papa Francisco sobre o Sábado Santo antes da Vigília Pascal. “O Sábado Santo é o dia em que a Igreja contempla o ‘repouso’ de Cristo no túmulo depois do combate da cruz. Neste dia, a Igreja mais uma vez se identifica com Maria. Na escuridão que envolve a criação, ela permanece só, a manter a chama da fé acesa, esperando com toda a esperança na Ressurreição de Cristo.” Jesus é o eterno vivente, a ressureição de Jesus é uma novidade eternamente nova. Jesus não é um morto reanimado que volta à vida de antigamente, ele não volta para trás”, disse Dom Washington.

 

Domingo de Páscoa

“Este é o Dia que o Senhor fez para nós, alegremos e nele exultemos.” Ao celebrarmos a Solenidade da Ressureição do Senhor devemos refletir sobre a ressureição. “A ressurreição de Cristo é a proclamação da vitória da vida. Apesar dos sinais da morte na ressurreição de Cristo, percebemos que o nosso mundo está possuído por um fermento de vida.”

Sobre o significado do Domingo, o arcebispo explicou ainda, em sua homilia, que é no domingo que recarregamos “a bateria” da nossa alma. “O domingo tem de ser para nós o dia de Jesus ressuscitado, o dia que nos enche de esperança e de coragem para enfrentar os trabalhos e desafios da semana. Aos domingos nos encontramos em comunidade, para afinarmos o rumo da nossa vida, para corrermos mais animados em direção à meta que nos espera. Em cada domingo vamos carregar as baterias, encher de combustível o depósito da nossa alma, junto de Jesus ressuscitado, que ficou conosco pelos tempos afora. Na Eucaristia vamos encher-nos de energias para viver essa vida nova que Ele nos trouxe pela sua morte e ressurreição.”

 

Marcos Paulo

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo