>
>
Série Oração do Cristão

Série Oração do Cristão

A oração do Regina Caeli

Iniciamos, no Sábado Santo, o Tempo Pascal, que é marcado pela alegria do Cristo Ressuscitado e se estende até o dia de Pentecostes. Para esse tempo, a Igreja propõe como oração mariana o Regina Caeli (Rainha do Céu), na qual se associa o mistério da encarnação do Senhor com o evento pascal.

 

Regina Caeli é o nome de uma oração mariana e cristológica da Igreja Católica em honra de Nossa Senhora. São as palavras latinas com que começa o hino pascal à Santíssima Virgem, traduzidas em português por “Rainha do Céu”. O Regina Caeli substitui a oração do Angelus durante o tempo pascal, rezada nos mesmos horários, às 6h, às 12h e às 18h. Liturgicamente, está prescrita no Breviário Romano desde as completas do Sábado Santo até a hora nona do sábado posterior ao Pentecostes.

 

Não se conhece autor humano. O Regina Caeli teria sido composto pelos anjos segundo atesta imemorial tradição. Era o ano 590 em Roma. Já devastada por um transbordamento do Tibre, que a havia alagado, reduzindo-a à fome, a cidade foi atingida por uma terrível peste. Para aplacar a cólera divina, o papa São Gregório Magno ordenou uma litania septiforme, isto é, uma procissão geral do clero e da população romana, formada por sete cortejos, que confluíram para a Basílica Vaticana.

 

Enquanto a grande multidão caminhava pela cidade, a pestilência chegou a um tal furor que, no breve espaço de uma hora, oitenta pessoas caíram mortas. Mas São Gregório não cessou um instante de exortar o povo para que continuasse a rezar e levasse, diante do cortejo, o quadro da Virgem que chora, da igreja de Ara Coeli, pintado pelo evangelista São Lucas.

 

Fato maravilhoso: à medida que a imagem avançava, a área se tornava mais sã e limpa à sua passagem, e os miasmas da peste se dissolviam. Junto à ponte que une a cidade ao castelo, inesperadamente ouviu-se um coro que cantava por cima da sagrada imagem: “Regina Coeli, laetare, Alleluia!”, ao qual São Gregório respondeu: “Ora pro nobis Deum, Alleluia!”. Assim nasceu o Regina Caeli.

 

Após o canto, os anjos se colocaram em círculo em torno do quadro. São Gregório Magno, erguendo os olhos, viu sobre o alto do castelo um anjo exterminador que, após enxugar a espada, da qual escorria sangue, colocou-a na bainha, como sinal do cessamento do castigo. Como recordação, o castelo ficou conhecido com o nome de Sant’Angelo. Em sua mais alta torre foi posta a célebre imagem de São Miguel, o anjo exterminador. (Fonte: “Lepanto”, Roma, set/out 83).

 

A oração da antífona do Regina Caeli foi estabelecida pelo papa Bento XIV, em 1742, e substitui, durante o Tempo Pascal, da celebração da ressurreição até o dia de Pentecostes, a oração do Angelus, cuja meditação central é o mistério da Encarnação.

 

O “convite à alegria” (Alegrai-Vos) que a Igreja dirige à Mãe pela ressurreição do Filho recorda e depende do “convite à alegria” (“Alegra-te, cheia de graça”: Lc 1,28) que Gabriel dirigiu à humilde Serva do Senhor, chamada a ser Mãe do Messias Salvador. Portanto, rezemos, durante este Tempo Pascal, a oração do Regina Caeli, suplicando a intercessão de Nossa Senhora neste período que vivemos, a fim de que possamos também alcançar “as alegrias da vida eterna”.

 

Português

V/. Rainha do Céu, alegrai-Vos, aleluia.

R/. Porque quem merecestes trazer em vosso seio, aleluia.

V/. Ressuscitou como disse, aleluia.

R/. Rogai a Deus por nós, aleluia.

V/. Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia.

R/. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia.

Oremos. Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho Jesus Cristo, Senhor Nosso, concedei-nos, Vos suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

 

Latim

V/ Regína Cæli, lætáre, alleluia;

R/ Quia quem meruísti portáre, alleluia;

V/ Resurréxit, sicut dixit, alleluia;

R/ Ora pro nóbis Deum, alleluia.

V/ Gaude et lætáre, Virgo Maria, alleluia.

R/ Quia surréxit Dóminus vere, alleluia.

Oremus. Deus, qui per resurrectiónem Filii tui Dómini nostri Jesu Christi mundum lætificáre dignátus es: præsta, quæsumus; ut, per eius Genitrícem Vírginem Mariam, perpétuæ capiámus gáudia vitæ. Per eumdem Christum, Dóminum nostrum. Amen.

 

Pe. Diêmersom Bento

 

Confira aqui as orações anteriores:

 

1º – Pai Nosso, a oração do senhor

 

2º-  Ave-Maria, a oração de exultação e súplica

 

3º – Salve Rainha: a oração de quem confia sua vida à proteção da Virgem Maria

 

4º – Eu creio: a profissão de fé cristã

 

 – Santo Anjo do Senhor, companheiro de todo tempo

 

6º – “À vossa proteção”: a oração mariana mais antiga

7º – “Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz” A oração simples

8º – Como “coisa e propriedade” Vossa!

 

9º – Pelo sinal da Santa Cruz: Livra-nos do mal
 

10º – Ave Regina Caelorum: Oração, poesia e canção
 

11º – Ato de Contrição: Dor da alma e abominação do pecado
 

12º –Tão Sublime Sacramento: libertando o cristão da escravidão do pecado

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo