No dia 21 de novembro de 2020, a Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas) completou 300 anos de fundação. Por conta da pandemia, não houve grandes comemorações. No dia 8 de maio deste ano, porém, foi celebrada no Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, uma missa em comemoração ao tricentenário dos Passionistas.
A Santa Missa foi presidida por Dom Washington Cruz. O bispo iniciou a celebração explicando que há um tempo se falava de um segredo guardado pela Santa Igreja, e afirmou: “A Igreja Católica não tem nenhum segredo reservado à elite de anunciados. Tudo aquilo que cremos, tudo aquilo que vivemos nós os divulgamos a todos aqueles que queiram conhecer”. Ele disse ainda que “Jesus sim tem um segredo, mas não o escondeu, nem o guardou para si. Pelo contrário, o revelou a seus discípulos na última ceia”.
Dom Washington, que também é dessa congregação, fez um breve resumo de como se deu a criação dos Passionistas e, completou agradecendo: “Os nossos corações estão unidos ao Senhor, e nossas mãos estão entrelaçadas para agradecer ao Divino Pai Eterno pelos 300 anos da fundação da Congregação da Paixão, dos Passionistas, que eu tenho a honra de pertencer. Os nossos hábitos religiosos que vestem nossos corpos, sinalizam o carisma que nos encantou. O chamado pessoal que um dia ressoou em nossos ouvidos, a mística e os votos que fizemos, contemplamos com amor a suprema paixão de Cristo, e, por causa dele, misturamos as nossas vidas juntas aos crucificados deste mundo”, finalizou ele.

A celebração foi transmitida pela TV Pai Eterno e pela Rede Vida e foi acompanhada, presencialmente, por diversos membros da congregação.
Suzany Marques