Padre Aneesh Padassery Devassy nasceu no dia 16 de janeiro de 1982, no estado de Kerala, na Índia. A Índia é um país com sua maioria hinduísta. De acordo com a estudiosa Crista Nalani Anderson, cerca de 70% da sua população é da religião hindu. No país, os cristãos representam aproximadamente 2,4 % da população.
Pe. Aneesh nasceu em berço católico e desde muito cedo aprendeu a amar a Jesus na Eucaristia, não houve uma caminhada de conversão. “Até minhas bisavós eram católicas”, comenta. Ele estudou em escola católica. No entanto, a liberdade religiosa não é uma realidade em toda a Índia. “No meu estado é bastante tranquilo, porém, mais para o Norte é bastante sofrido. Os missionários sofrem muita perseguição por parte dos fanáticos, até mesmo do próprio governo. Já morreram muitos missionários nesses lugares, onde, justamente, a missão principal da Igreja tem sido a educação, pois as pessoas simples e pobres não sabem dos seus direitos. Quando a Igreja entra com o recurso da educação atrapalha os latifundiários, que exploram os pobres”, explica. A região onde o padre nasceu, de acordo com a pesquisadora Crista Nalani, é a mais alfabetizada da Índia. Além disso, 19% da população de Kerala é cristã. Nesse estado é onde se mantém uma das maiores devoções a São Tomé.
Durante a infância, a presença do padre na Santa Missa era quase diária e isso foi um despertar para sua vocação. “Na Índia, nós temos uma catequese com duração de 12 anos, que acompanha o ciclo da escola. Dessa forma, nós temos muito contato com a Palavra, com sacerdotes e freiras. Foi nessa caminhada que me despertou uma curiosidade. Eu admirava muito os padres. Claramente isso não pode ser motivo suficiente para ser padre, mas foi um despertar inicial que foi amadurecendo ao longo do caminho até que as convicções se tornaram fortes. ”

A caminhada para o sacerdócio se iniciou na Índia. A vinda para o Brasil não fazia parte dos seus planos. No entanto, ele recebeu um convite pela congregação religiosa da Ordem da Santa Cruz, pois os noviciados fazem seus estudos filosóficos e teológicos, aqui, no país. No final, ele pediu para sair, mas recebeu a direção espiritual de um padre que o ajudou muito. “Eu tive uma experiência de trabalho por cinco anos. Nesse tempo fui acompanhado na direção espiritual por um padre que me ajudou muito no discernimento da minha vocação. A experiência de trabalhar, morar sozinho e cuidar das minhas coisas me favoreceu também, trazendo a maturidade humana que ajudou a discernir a minha vocação”, lembra. A ordenação sacerdotal de padre Aneesh aconteceu no dia 12 de dezembro de 2017, com celebração presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Goiânia, Dom Washington Cruz.
O sacerdote fala que a parte mais difícil de estar longe da família é a saudade por não estar presente em alguns momentos importantes. “Ano passado eu perdi meu pai e não pude estar presente por conta da pandemia”, lamenta. Aos jovens que querem dar seu “sim” a Deus, o padre deixa a seguinte mensagem: “Queridos jovens, vivemos em um mundo cercado de medo; medo de perder a vida, a nossa liberdade, nossos familiares e a nossa felicidade. Muitas vezes alimentamos a suspeita de que Deus tira algo da nossa vida e que Ele limita a nossa liberdade. Jesus nos responde: ‘Aquele que quiser salvar a sua vida, vai perdê-la, mas o que perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la’. O medo de perder deixa a nossa vida estagnada e limitada. Jesus nos chama para uma vida constituída de amor heroico. Tenha coragem de ‘perder’ e ‘desperdiçar a sua vida por Ele’. Assim encontrará a plenitude da vida”.
Suzany Marques