>
>
Junho: Mês Dedicado ao Sagrado Coração de Jesus

Junho: Mês Dedicado ao Sagrado Coração de Jesus

30 dias com o Coração de Jesus

A Igreja de Goiânia, por meio do Apostolado da Oração (AO) Arquidiocesano, prepara- se para viver intensamente o mês de junho, rezando ao Sagrado Coração de Jesus. O subsídio usado pelo movimento, conforme a coordenadora arquidiocesana Regina Ávila, é o livro “30 dias com o Coração de Jesus”, do padre Eliomar Ribeiro, SJ, diretor nacional do AO. “Durante estes 30 dias, comprometemo-nos a viver a espiritualidade do Sagrado Coração e compreender o imenso amor que Cristo tem para conosco”, disse Regina, em entrevista.

 

O livro tem o objetivo de ajudar o AO a rezar e restaurar os corações, abrindo-se às dores e alegrias de toda a humanidade. A coordenação arquidiocesana do AO pede ainda que, no dia 11 de junho, cada paróquia celebre a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, seguindo a programação que foi sugerida pelo nosso arcebispo, Dom Washington Cruz.

 

 

Programação

– Adoração ao Santíssimo Sacramento;

– Oração pela santificação do clero;

– Recitação do ato de reparação (Dulcíssimo Jesus);

– Missa Solene;

Apoiam as celebrações ao Sagrado Coração de Jesus na Arquidiocese e acompanham mais de perto os padres Gregório Batista, SDB, diretor espiritual arquidiocesano, e Reginaldo Fragoso, SDB, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da Vila Nova.

 

Devoção ao Sagrado Coração de Jesus

 

O profeta Isaías com estas palavras: “Vós tirareis com alegria água das fontes de salvação” já prefigurava as riquezas celestiais que infundiria nos fiéis a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Com São João Apóstolo aos pés da cruz nasce a devoção, quando o soldado romano atravessou o lado do Salvador com um lança “e do seu coração jorrou sangue e água”. O culto ao Sagrado Coração de Jesus foi se difundindo com o tempo. São Boaventura, São Francisco de Sales, Santa Catarina de Sena, Santa Gertrudes, São Pedro Canísio são alguns dos santos que foram difundindo a devoção no anseio de viver o amor humilde e silencioso de Jesus. O primeiro ofício litúrgico em honra ao Sagrado Coração de Jesus foi elaborado por São João Eudes, mas foi Santa Margarida Maria Alacoque a grande promotora da devoção, com a ajuda do seu diretor espiritual, São Cláudio de La Colombière.

 

1765 – Ano do nascimento do culto oficial ao Sagrado Coração de Jesus. Foi o papa Clemente XIII que concedeu aos bispos da Polônia celebrar a festa litúrgica ao Sagrado Coração.

1856 – Ano em que o papa Pio IX estendeu a festa ao mundo inteiro, na sexta-feira após a Oitava de Corpus Christi.

1956 – Escrita a Carta Encíclica Haurietis Aquas sobre o culto ao Sagrado Coração de Jesus, de autoria do papa Pio XII. A partir desse momento o culto vai se organizando.

 

Apostolado da Oração

Foi fundado por jovens jesuítas, na França, em 1844. O objetivo era levar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus a todos os lugares. Tem como programa a vida eucarística intensa, a devoção a Maria, o oferecimento diário (súplica e reparação em união com o sacrifício eucarístico), a Adoração ao Santíssimo, a Santa Missa e a devoção às primeiras sextas-feiras de cada mês, com a celebração de uma Santa Missa.

 

 

Fundamentos Espirituais

– Disponibilidade apostólica;

– Relação pessoal e efetiva com ele, simbolizada no seu Coração;

– Serviço à Igreja numa rede mundial de oração.

 

Fúlvio Costa

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo