>
>
Série Oração do Cristão

Série Oração do Cristão

Oração pela Família

Que a família comece e termine sabendo onde vai/ E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai/ Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor/ E que os filhos conheçam a força que brota do amor.

 

Em 1990, foi lançada a música “Oração pela família”, de autoria do Pe. José Fernandes de Oliveira (Padre Zezinho). A canção tornou-se um hino, cantada por católicos e não católicos, traduzida em várias línguas e admirada por várias crenças religiosas. Padre Zezinho, no refrão, canta: “Que a família comece e termine sabendo onde vai”. Esse trecho é repleto de teologia, pois nos faz lembrar o princípio de tudo, da criação, do homem e da mulher e, principalmente, da amizade que Adão e Eva tinham com Deus.

 

A oração da família é, antes de tudo, a oração do começo e do fim, da vida terrena e da morte que nos leva à vida eterna. Inspirado pelo Espírito Santo, Pe. Zezinho faz uma relação entre os membros da família sempre com foco no pai e na mãe, que Deus escolheu para dar continuidade à criação através do matrimônio.

 

Falar sobre matrimônio é fazer referência a uma verdadeira proximidade de duas almas que encontraram, em Deus, o sentido vital para unir homem e mulher com o bem querer divino. Amizade significa afeição, amor, dedicação e simpatia. As virtudes que levaram um casal ao matrimônio devem ser marcas carimbadas na vida e de forma profunda nas atitudes dos cônjuges, pois, desde o início da amizade até o matrimônio, foram construindo uma estrutura espiritual de afetos, amor, desejo e preocupação, de cuidado e a salutar benevolência da simpatia.

 

Nesta sociedade materialista, relativista e de fé subjetiva é comum encontrarmos casais que já deixaram as virtudes da amizade para trás e se perderam no tempo, vivendo na miopia e no costume simplesmente de ter alguém do lado. Na verdade, já estavam separados há muito tempo e não percebiam isso devido à falta de comunicação afetiva, familiar e cristã.

 

Provavelmente, a situação que alimenta maior tristeza é o fato de o casal não perceber que o barco matrimonial está afundando de forma tão lenta a ponto de se tornar imperceptível, já que a relação está estacionada em frente à televisão com suas novelas, seriados, programas jornalísticos e demais atrativos que, implicitamente, são formadores ou pressionadores de opiniões.

 

Não se pode esquecer do mal-uso da internet que hipnotiza uma pessoa e a leva a ser escravo do materialismo, do consumismo e de outras desgraças. Isso ocorre em razão de uma discrepância que reduz o homem a um ser relativista e não questionador da verdade e da liberdade, impossibilitando-o a não ter a capacidade de discernir sua vontade em busca de respostas aos problemas familiares e, de forma especial, os conjugais.

 

É de suma importância que o casal viva intensamente a relação de forma oblativa e virtuosa no aspecto cristão, evitando, assim, um desgaste para reorganizarem a vida conjugal. Mas se for preciso, independente do esforço, faça-o.

 

Umas das maiores alegrias de um casal é o reconhecimento de comunhão com a verdade, principalmente no momento da despedida final deste mundo, com a certeza de que se sentiu amado, amada, respeitado, respeitada e que, com uma tranquilidade reluzente de virtudes possam, no aspecto mais profundo de suas sensações interiores, dizer: “Não lhe chamo somente de esposo, esposa, mas, sim, de meu grande amigo, minha grande amiga. Você não foi simplesmente, mas é e será sempre meu abrigo de virtudes. Começamos e terminamos sabendo onde queríamos chegar, carregamos nos ombros a graça de um pai, o aconchego de uma mãe, a ternura e o calor do céu, ensinando aos nossos filhos a força que brota do amor”.

 

 

Jesus Maria e José, nossa Família vossa é!

 

 

Pe. Vilmar Barreto

 

Confira aqui as orações anteriores:

 

1º – Pai Nosso, a oração do senhor

 

2º-  Ave-Maria, a oração de exultação e súplica

 

3º – Salve Rainha: a oração de quem confia sua vida à proteção da Virgem Maria

 

4º – Eu creio: a profissão de fé cristã

 

 – Santo Anjo do Senhor, companheiro de todo tempo

 

6º – “À vossa proteção”: a oração mariana mais antiga

7º – “Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz” A oração simples

8º – Como “coisa e propriedade” Vossa!

 

9º – Pelo sinal da Santa Cruz: Livra-nos do mal
 

10º – Ave Regina Caelorum: Oração, poesia e canção
 

11º – Ato de Contrição: Dor da alma e abominação do pecado
 

12º –Tão Sublime Sacramento: libertando o cristão da escravidão do pecado
 

13º – A oração do Regina Caeli
 

14º- Oração a São José dormindo
 

15º- Se Tu Queres, Jesus, Eu Também Quero”: “A oração que se tornou um ideal de vida”
 

16º- Tantum ergo Sacramentum: Hino do Sacramento do Amor
 

17º- Comunhão Espiritual: “desejo de receber a Jesus Sacramentado e em dar-lhe um amoroso abraço, como se já o tivéssemos recebido”

18º- Oração a São Miguel Arcanjo: defendei-nos no combate!

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo