Em agosto, a Igreja comemora o mês vocacional. A data foi instituída, na XIX Assembleia Geral da CNBB, no ano de 1981. O coordenador arquidiocesano da Pastoral Vocacional, padre Rodrigo Lacerda, explica que a festividade “surgiu com a finalidade de conscientizar as comunidades da responsabilidade de criar essa cultura vocacional, para que elas também possam participar e compreender cada vez mais a importância de rezar e trabalhar em favor das vocações”. O mês de agosto foi escolhido por existir algumas comemorações na Igreja muito propícias para criar, em torno delas, essa consciência vocacional, como o Dia de São João Maria Vianney, padroeiro dos padres, e a Assunção de Nossa Senhora.
Os homens foram criados para amar e glorificar a Deus. “Deus nos cria para o amor, para amá-lo. E todos os homens são chamamos a esse amor, que na Igreja nós damos o nome de santidade. ‘Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo’ (cf. Mt 22,37-39)”, esclarece padre Rodrigo.
Com o batismo, concretiza-se a vocação à santidade e isso nos faz cristãos. Assim, as portas para os demais sacramentos se abrem e tem início a vida de Igreja. Porém, no decorrer da vida, existe para cada indivíduo um caminho próprio para viver essa santidade de um modo único. E, na Igreja, para que o ser humano possa servir a Deus a seu modo, existem alguns tipos de vocação.
A primeira é a vocação leiga, na qual homem ou mulher é chamado a dar testemunho da vida cristã no mundo, como explica o padre Rodrigo. “O cristão é chamado a ser ‘sal da terra, luz do mundo’ (cf. Mt 5,13-14), mudando o mundo por meio do trabalho e a partir da sua vida cristã na Igreja. Os leigos podem ser celibatários ou casados”. O padre fala ainda que, dentro da vocação dos leigos, existe a matrimonial. “O homem e a mulher se sentem chamados a servir a Deus, no serviço a seu esposo, sua esposa, doando sua vida. E também na fecundidade, tendo filhos e educando-os na fé.”
Outra vocação é o sacerdócio. De acordo com o coordenador arquidiocesano da Pastoral Vocacional, “no sacerdócio, o homem doa sua vida para pastorear, agindo na pessoa de Cristo, pregando a Palavra e cuidando do povo de Deus”. A última vocação é a vida consagrada. Segundo ele, “a vida consagrada é uma doação da vida do homem ou da mulher a Deus, por meios dos conselhos evangélicos. Uma pessoa que vive a santidade exemplarmente, sendo sinal aqui, na terra, do que todos nós viveremos no céu. A vida consagrada tem vários tipos: tem a vida religiosa tanto para homens como para mulheres, tem os institutos seculares e tem o tipo que é parecido com a vida consagrada, que são as sociedades de vida apostólica”, finaliza.
Conheça o trabalho da Pastoral Vocacional
Responsável por direcionar e aconselhar aqueles que querem descobrir sua vocação, a Pastoral Vocacional é coordenada pelo padre Rodrigo Lacerda. Ele nos conta um pouco de como é desenvolvido seu trabalho.
A Pastoral Vocacional surgiu e funciona a partir de três eixos básicos. O primeiro eixo é o incentivo à oração. Jesus mesmo diz: “Pedi ao Senhor da Messe que envie operários para sua messe (Mt 9,38)”. A base de qualquer chamado vocacional é a oração, é o encontro com Deus. E nós precisamos, então, incentivar a oração pelas vocações em nossa Arquidiocese, nas nossas paróquias.
O segundo é a formação. A Pastoral Vocacional tenta, por meio de encontros, com a formação de catequese, fazendo algum material, sempre conscientizar as pessoas das vocações na Igreja e incentivá-las a fazer um discernimento vocacional.
O terceiro eixo seria proporcionar àquelas pessoas que têm dúvidas sobre a sua vocação a possibilidade de fazer um discernimento. Então, àquelas pessoas que se sentem tocadas e têm dúvidas sobre o que Deus quer para elas, para seu caminho de santidade, a Pastoral Vocacional oferece encontros, um atendimento vocacional personalizado, para ajudá-las a fazer um caminho vocacional sério.
Atendimento às Quartas-feiras:
– Paróquia Universitária das 19h às 21h.
– Santuário-Basílica Sagrada Família das 18h às 21h.
– WhatsApp: 3203-1347
– Instagram: @vocacionalgyn
Suzany Marques