>
>
Viva a Mãe de Deus e nossa!

Viva a Mãe de Deus e nossa!

Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil

O mês de outubro é muito especial para a Igreja no Brasil, pois, no dia 12 de outubro, celebramos a Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.

 

Três pescadores, Filipe Pedroso, Domingos Garcia e João Alves, ao lançarem sua rede para pescar nas águas do rio Paraíba do Sul colheram a imagem de Nossa Senhora da Conceição, em 1717. Após várias tentativas puxando a rede, eles pegaram um pedaço do corpo de uma imagem de Nossa Senhora Conceição. Curiosos, lançaram a rede mais uma vez e pescaram a cabeça da imagem, que se encaixou perfeitamente ao corpo. Eles colocaram a imagem da santa no barco e, depois disso, os peixes começaram a aparecer em grande quantidade que quase fez o barco virar.  

Como Nossa Senhora Aparecida se tornou Rainha e Padroeira do Brasil?

Em 1868, a princesa Isabel, que estava tendo dificuldades para ter um filho, foi até Aparecida pedir a intercessão da Mãe de Deus. Pouco tempo depois suas orações foram atendidas e ela teve três filhos, que garantiriam a continuidade da família imperial. Como forma de agradecer a graça alcançada, a princesa retornou a Aparecida em novembro de 1888 e doou uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis e um manto azul. Essa mesma coroa foi utilizada em 1904, durante uma cerimônia oficial na qual um representante do papa a coroou oficialmente como Rainha do Brasil.

 

A coroação de Nossa Senhora Aparecida como Rainha não a tornou padroeira oficial do Brasil. Isso só ocorreu no 16 de julho de 1930, através de um decreto do papa Pio XI. O ato apenas legitimou algo que os brasileiros já levavam no coração. Em 31 de maio de 1931, a imagem foi em romaria até o Rio de Janeiro, então capital federal, onde foi realizada uma Missa Solene na qual se oficializou o decreto papal.

 

No dia 30 de junho de 1980, data em que João Paulo II desembarcava pela primeira vez no Brasil, o presidente João Figueiredo declarou, a partir do Decreto de Lei n° 6.802 de 12 de outubro, como feriado nacional para culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

 

A cidade de Goiânia tem um forte laço com a Padroeira do Brasil. O centro da nossa capital tem o formato da imagem de Nossa Senhora Aparecida, fazendo a ligação da Praça Cívica com as Avenidas Goiás, Tocantins e Paranaíba. Em nossa Arquidiocese, temos sete paróquias e comunidades, uma quase-paróquia e uma Paróquia e Santuário sob o patrocínio de Nossa Senhora Aparecida. A nossa Igreja de Goiânia também realiza, tradicionalmente, a Romaria Arquidiocesana à cidade de Aparecida, onde o arcebispo preside a Santa Missa no Santuário-Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

 

O Santuário

O Santuário-Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior santuário no mundo dedicado a Maria, localiza-se no Vale do Paraíba, na cidade de Aparecida, no estado de São Paulo. As atividades religiosas no santuário, definitivamente, passaram a ser realizadas a partir do dia 3 de outubro de 1982, quando aconteceu a transladação da Imagem Milagrosa da Basílica Histórica, também conhecida como Basílica Velha, para a Basílica Nova.

Em 1980, o altar do maior santuário mariano do mundo foi consagrado pelo papa João Paulo II, que lhe outorgou o título de Basílica Menor. Em 1983, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – declarou, oficialmente, a Basílica de Aparecida como Santuário Nacional.

 

Hoje, o Santuário é um grande centro evangelizador, confiado ao zelo apostólico dos Missionários Redentoristas desde 1894, que são responsáveis pela pastoral e pela administração, no atendimento aos romeiros e peregrinos que chegam de todas as partes do país e do exterior.

 

Três papas visitaram o Santuário Nacional: João Paulo II, no ano de 1980, papa Bento XVI, quando abriu a V Conferência Episcopal Latino-Americana e do Caribe em maio de 2007, e papa Francisco, em 2013, por ocasião das atividades da Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro.

 

Durante o mês de outubro, particularmente no Dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, pessoas de todos os recantos do Brasil visitam o Santuário Nacional, momento em que os olhos do mundo se voltam para acompanhar os festejos e a grande manifestação de fé do povo brasileiro.

 

O Brasil todo viveu um momento muito lindo e marcante no ano de 2017, quando aconteceu a celebração dos 300 anos do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida. A celebração foi presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, e contou com a presença do representante do papa, o cardeal italiano Giovanni Battista Re, que entregou ao Arcebispo de Aparecida a Rosa de Ouro, presente do papa Francisco pelos 300 anos da Padroeira do Brasil. (Fonte: A 12)

 

Marcos Paulo Mota

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo