>
>
85 Anos da Santa Casa de Goiânia

85 Anos da Santa Casa de Goiânia

Santa Casa de Misericórdia comemora 85 anos de fundação

Na tarde de quinta-feira, 4 de novembro, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia (SCMG) celebrou 85 anos de fundação. Dom Levi Bonatto, vice-presidente da instituição e bispo auxiliar de Goiânia, celebrou Santa Missa em Ação de Graças pelo aniversário da entidade. Na ocasião, a superintendente geral, Dra. Irani Ribeiro de Moura, agradeceu aos colaboradores a dedicação para tornar a Santa Casa uma referência em assistência médica hospitalar.

 

O hospital foi criado em 1936, três anos depois da fundação de Goiânia. São oito décadas e meia ajudando goianos e pessoas de várias regiões do Brasil. O primeiro prédio da Santa Casa foi instalado na região central de Goiânia, atualmente, Centro de Convenções. Em 1985, a sede da Santa Casa de Misericórdia (SCMG) foi transferida para a Rua Campinas, na Vila Americano do Brasil, onde funciona até hoje.

 

A comemoração foi um momento de muita alegria. Dom Levi explicou que o hospital é uma das instituições mais antigas da cidade de Goiânia. “Essa misericórdia vem pela generosidade das pessoas, com muito dinamismo e com muita garra. O que nós pedimos a Deus, hoje, nessa ação de graças, é que esse atendimento continue, que não pare por aqui. Que seja por toda a eternidade esse trabalho da Santa Casa, ajudando as pessoas”, afirma o bispo auxiliar.

 

De acordo com a assessoria da instituição, o complexo hospitalar conta com cerca de 300 leitos, centros cirúrgicos, alas de Unidade de Terapia Intensiva, mais de 800 colaboradores, mais de 200 médicos e 60 residentes, oferecendo praticamente todas as especialidades médicas. Esse complexo hospitalar confere à Santa Casa a condição de maior hospital de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Centro-Oeste.

A Santa Casa de Misericórdia atua como prestadora de serviço no campo da assistência médica hospitalar, ambulatorial e laboratorial, além de ser um hospital-escola conveniado com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás. A entidade é credenciada junto ao Ministério da Saúde como hospital de ensino tipo 2 e já estão pleiteando alcançar a categoria tipo 3. “É muito boa essa parceria da Santa Casa com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás porque nos fortalece no ensino e na pesquisa. Isso é muito importante para a qualidade da assistência à população”, afirma Dra. Irani Ribeiro de Moura.

Um balanço feito pela Santa Casa apurou que, em 2020, o hospital, que é uma instituição filantrópica, realizou cerca de 50 mil internações, mais de 4 mil cirurgias, mais de 300 mil exames laboratoriais. Desses atendimentos, 96% da assistência é feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem custo para o paciente.

 

A gestão de Irani Ribeiro de Moura na superintendência geral foi prorrogada por mais quatro anos. A doutora estará à frente da Santa Casa durante o período de 2021 a 2025. “Por esses quatro anos que passamos aqui, encontramos a Santa Casa praticamente fechada. Hoje, a Santa Casa está cheia, graças a Deus. Passamos a pandemia com todos os colaboradores unidos, tratando das pessoas”, afirma a superintendente.

 

Gabriela Rodrigues

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo