>
>
Sentes Compaixão?

Sentes Compaixão?

V Dia Mundial dos Pobres

Igreja nos convida a olhar para os pobres e ver a presença de Deus nesses irmãos

 

No 33º Domingo do Tempo Comum, a Igreja nos convida a ter um olhar especial para os pobres, pois celebramos o V Dia Mundial dos Pobres. O papa Francisco escolheu como tema para ser refletido especialmente neste dia um versículo retirado do Evangelho de São Marcos “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14,7).

 

O Santo Padre explicou sobre o tema em sua mensagem para este dia. “Estas palavras foram pronunciadas por Jesus, alguns dias antes da Páscoa, por ocasião de uma refeição em Betânia na casa de Simão chamado ‘o leproso’. Como narra o evangelista, entrou lá uma mulher com um vaso de alabastro cheio de perfume muito precioso e derramou-o sobre a cabeça de Jesus. Esse gesto suscitou grande estupefação e deu origem a duas interpretações diversas. A primeira delas é a indignação de alguns dos presentes, incluindo os discípulos, que, ao considerar o valor do perfume, cerca de 300 denários, equivalente ao salário anual de um trabalhador, pensam que teria sido melhor vendê-lo e dar o produto aos pobres. Segundo o Evangelho de João, é Judas que se faz intérprete desta posição: Por que é que não se vendeu este perfume por trezentos denários, para os dar aos pobres? E o evangelista observa que Judas disse isso não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão e, como tomava conta da bolsa do dinheiro comum, pegava o dinheiro como está escrito no Evangelho de João (Jo 12,5-6). Não é por acaso que esta crítica dura sai da boca do traidor: é a prova de que, quantos não reconhecem os pobres, atraiçoam o ensinamento de Jesus e não podem ser seus discípulos. […] A segunda interpretação é dada pelo próprio Jesus e permite individuar o sentido profundo do gesto realizado pela mulher. Jesus sabe que está próxima a sua morte e vê, naquele gesto, a antecipação da unção do seu corpo sem vida antes de ser colocado no sepulcro. Essa visão ultrapassa todas as expectativas dos convivas. Jesus recorda-lhes que Ele é o primeiro pobre, o mais pobre entre os pobres, porque os representa a todos. E é também em nome dos pobres, das pessoas abandonadas, marginalizadas e discriminadas que o Filho de Deus aceita o gesto daquela mulher.”

 

Ainda em sua mensagem, o papa falou que Jesus não só está do lado dos pobres, mas que também partilha da mesma sorte. “Isto constitui também um forte ensinamento para os seus discípulos de todos os tempos. As suas palavras – ‘sempre tereis pobres entre vós’ – pretendem indicar também isto: a sua presença no meio de nós é constante, mas não deve induzir àquela habituação que se torna indiferença, mas empenhar numa partilha de vida que não prevê delegações.”

Jornada Mundial dos Pobres proposta pela CNBB

 

A Igreja no Brasil propõe, para a Jornada Mundial dos Pobres, a Semana do Gesto Concreto, com a intensificação, nesta semana, de ações concretas em torno do combate à pobreza e de solidariedade com os pobres no Brasil. A Jornada Mundial dos Pobres no Brasil é organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB, o Setor de Mobilidade Humana da instituição, em parceria com pastorais sociais e organismos da Igreja no Brasil.

 

Mons. Luiz Gonzaga Lôbo, coordenador de pastoral da Arquidiocese de Goiânia, explicou como será realizada a Semana do Gesto Concreto. “Cada paróquia e cada comunidade da nossa Arquidiocese são convidadas a arrecadar alimentos para que sejam doados para nossos irmãos menos favorecidos. Aqui, na Paróquia São Pedro Apóstolo, eu avisei nas celebrações que faríamos esse gesto concreto e foi bem aceito na comunidade.”

 

O coordenador de pastoral nos exortou também sobre a maneira que devemos vivenciar o Dia Mundial dos Pobres. “Este dia deve ser celebrado por nós de duas maneiras: a primeira é de maneira interior. É olharmos para dentro do nosso coração e ver nas pessoas menos favorecidas a presença de Deus em nossa vida; a segunda maneira é realizando ações concretas para ajudar esses irmãos necessitados.”

 

Marcos Paulo Mota

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo