>
>
Terceiro Domingo do Tempo Comum é dedicado à Palavra

Terceiro Domingo do Tempo Comum é dedicado à Palavra

Domingo da Palavra de Deus

No dia 23 deste mês a Igreja celebra o Domingo da Palavra. Esse dia foi instituído pelo papa Francisco, na Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio Aperuit Illis, em setembro de 2019, e é comemorado no Terceiro Domingo do Tempo Comum desde então. “Portanto estabeleço que o 3º Domingo do Tempo Comum seja dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus. Este Domingo da Palavra de Deus colocar-se-á, assim, num momento propício daquele período do ano em que somos convidados a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos cristãos.”

O Santo Padre explica que a dedicação de um domingo à Palavra de Deus faz a Igreja reviver o gesto do Ressuscitado “que abre, também para nós, o tesouro da sua Palavra” para que possamos ser no mundo mensageiros desta riqueza que não se acaba. “Possa o domingo dedicado à Palavra fazer crescer no povo de Deus uma religiosa e assídua familiaridade com as Sagradas Escrituras, tal como ensinava o autor sagrado já nos tempos antigos: esta palavra ‘está muito perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a praticares’ (Dt 30,14)”.

Neste Domingo, em particular, será útil colocar em evidência a sua proclamação e adaptar a homilia para se pôr em destaque o serviço que se presta à Palavra do Senhor. Neste Domingo, os bispos poderão celebrar o rito do Leitorado ou confiar um ministério semelhante, a fim de chamar a atenção para a importância da proclamação da Palavra de Deus na liturgia (Aperuit Illis, n. 3)

Celebração no Vaticano

Neste 3º Domingo da Palavra de Deus, às 9h30, o papa Francisco irá celebrar na Basílica de São Pedro. Durante a celebração, os ministérios do Leitorado e do Acolitado e também o ministério de catequista serão confiados aos fiéis leigos, homens e mulheres. Cada um dos ministérios é conferido por meio do rito preparado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, apresentado pela primeira vez.

Os candidatos do ministério do Leitorado serão chamados e apresentados à Igreja e, após a homilia, receberão uma bíblia, a Palavra de Deus que são chamados a anunciar. Aos catequistas é confiada uma cruz para recordar o caráter missionário do serviço a que estão se preparando. Para representar o Brasil, foram convidados dois catequistas da Diocese de Luziânia: Wanderson Correia, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Luziânia, e Regina de Sousa, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Valparaíso de Goiás.

 

Larissa Costa

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo