No dia 23, aconteceu a primeira reunião do arcebispo Dom João Justino com coordenadores arquidiocesanos de pastorais, com o objetivo principal de apresentar a realidade, desafios e expectativas de cada uma delas. Monsenhor Luiz Lôbo, coordenador do Secretariado para a Ação Evangelizadora, abriu o encontro com breve explanação e orientações da dinâmica a ser seguida. Depois, foi feita oração inicial pelo casal coordenador da Pastoral Familiar e a palavra seguinte foi de Dom João, que agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da ocasião como momento de escuta, conhecimento e integração.
Seguindo as orientações, cada pastoral se apresentou em momento rico de partilha e testemunho. Ao final, Dom João enfatizou que a escuta e o diálogo, exercitados no encontro, são partes fundamentais no caminho sinodal e também são chaves para a vivência do que a Arquidiocese de Goiânia traz destacado, inclusive em sua marca “Muitos membros, um só corpo”. O arcebispo destacou que a unidade é construída na diversidade e, a partir dessas reuniões com as coordenações das pastorais, será traçado o desenho de um plano pastoral, fortalecendo e trabalhando cada serviço pastoral de acordo com seu perfil e necessidade.
Por fim, ele animou todos à missão e disse que a comunhão e a participação, destaques do caminho sinodal, devem também nortear a realidade pastoral da Arquidiocese.
Talita Salgado