>
>
O Hospital das Clínicas de Goiânia e as Irmãs Filhas da Caridade

O Hospital das Clínicas de Goiânia e as Irmãs Filhas da Caridade

Série História da Igreja em Goiás

A Associação Médica de Goiás fundou, em 1959, a Faculdade de Medicina de Goiás. A primeira atividade realizada pelo grupo foi providenciar, junto ao Governo de Goiás, a retomada da construção do Hospital Geral do estado (situado no Setor Universitário, em Goiânia) iniciada em 1941, mas que estava parada. Com o apoio do então governador, José Ludovico de Almeida, e dos recursos federais, o hospital teve sua primeira fase concluída em dezembro de 1960. Nesse mesmo ano, a Faculdade de Medicina foi inaugurada, iniciando seus trabalhos em abril, com seis professores e 33 alunos. Como as irmãs Filhas da Caridade já dirigiam a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e também o curso de Enfermagem, foi firmado, então, um contrato entre a congregação religiosa e a Faculdade de Medicina, que resguardava a atuação das irmãs junto ao novo hospital, devido a sua vasta experiência no campo da saúde.

 

Com a criação da Universidade Federal de Goiás, em 14 de dezembro de 1960, a Faculdade de Medicina de Goiás passou a integrá-la. O antigo Hospital Geral passou a ser chamado Hospital das Clínicas, iniciando suas atividades em 23 de fevereiro de 1962, com os alunos do terceiro ano do curso de Medicina. O seu primeiro diretor foi o Dr. Geraldo Pedra, ortopedista indicado pela Secretaria Estadual de Saúde. No ano que antecedeu a inauguração do hospital (1961), as irmãs realizaram o treinamento dos primeiros servidores do Hospital das Clínicas, nas dependências da Santa Casa de Misericórdia.

 

O primeiro grupo das Filhas da Caridade que atuou no Hospital das Clínicas, com funções importantes de gestão, foi: Ir. Luna, superiora; Ir. Ana Maria Lacerda, setor de enfermagem e clínica médica; Ir. Regina Lima, setor de enfermagem; Ir. Ângela, diretora de enfermagem do centro cirúrgico; Ir. Luizinha, rouparia e capela; Ir. Celeste Veloso, arquivo; Ir. Madalena Cavalcante, lavanderia e rouparia; Ir. Antônia Mendes, ortopedia e traumatologia.

 

As irmãs Filhas da Caridade tiveram uma atuação muito importante para a estruturação do novo Hospital das Clínicas no começo e, consequentemente, para a Faculdade de Medicina de Goiás da Universidade Federal, pois, além de atuarem nos setores de enfermagem e administração do hospital, também colaboraram no atendimento religioso aos doentes, professores, médicos e alunos. Assim, deram um caráter religioso ao hospital que era laico. Retomar essas memórias é de fundamental importância para que elas continuem vivas, evidenciando a contribuição da Igreja Católica em Goiânia nos diversos ambientes onde ela teve a possibilidade de atuar.

 

Pe. Maximiliano Costa
Mestre em História

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo