Na tarde de segunda-feira, 4 de abril, Dom João Justino celebrou Santa Missa em ação de graças pelos 51 anos de fundação da Escola Dom Fernando, em Aparecida de Goiânia. Essa é a primeira visita de nosso arcebispo à escola confessional, mantida pela Arquidiocese de Goiânia. A instituição de ensino, atualmente, tem como diretora pedagógica a professora Mírian Maria, e o padre Vitor Simão como diretor institucional, sendo ele o elo entre a Arquidiocese e a escola.
Inicialmente em sua homilia, o arcebispo saudou os presentes e mostrou a felicidade de estar celebrando na escola. “Tenho a alegria de visitar esta escola que está profundamente ligada à história de nossa Arquidiocese, sendo criada por Dom Fernando. Essa escola tem o zelo e o cuidado de nossa Arquidiocese, por meio de uma equipe responsável”, disse.
Além disso, Dom João Justino falou sobre a importância da instituição de ensino e da responsabilidade da sociedade na educação. “Com isso, compreendemos que os estudantes, os educadores, as famílias, o poder público e a Igreja aqui representados, todos somos chamados a pactuar, a fazer a aliança pela boa qualidade da educação, que é um grande desafio. Sabemos que não basta abrir escolas e matricular alunos. É preciso acompanhar e garantir o ensino de qualidade. E, talvez, esse seja o maior desafio. Talvez, até consigamos construir escolas, contratar professores, fazer as matrículas, mas aquele trabalho cotidiano que vai gerar a qualidade é muito exigente para todos nós. Não podemos, nenhum de nós, abrir mãos desta responsabilidade.”
Campanha da Fraternidade
Sendo uma escola que existe há muito tempo em nossa Arquidiocese, a instituição também já carrega a tradição de trabalhar a Campanha da Fraternidade com seus alunos. A Campanha é executada na escola há cerca de 20 anos e já faz parte da grade curricular da instituição.
Em 2022, o lema da Campanha da Fraternidade é “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31,36) e tem seu objetivo voltado para a educação. A diretora explicou que a Campanha da Fraternidade é o ponto de partida do trabalho pedagógico da escola e que para que isso ocorra, logo no início do ano o corpo docente prepara uma reunião para se pensar como trabalhará o tema com os alunos. “Fazemos um momento de sensibilização, a partir do contexto da Campanha”, disse.

Mírian Maria relatou, ainda, de que forma eles introduzem a CF no dia a dia dos alunos. “A disciplina de ensino religioso trabalha a Campanha em seu aspecto evangelizador e as demais disciplinas procuram enfatizar a questão social, para também entender que o assunto que a Campanha traz não é somente algo voltado para Igreja, mas para a sociedade como um todo.” Dessa forma, ela explicou que o trabalho não é voltado apenas para os alunos, a escola busca ainda introduzir a família. É importante lembrar que a escola é composta de famílias de diversas religiões e a campanha consegue percorrer todas as pessoas.
Dom João Justino, sabendo do histórico da Escola Dom Fernando com a CF e sendo ele o presidente da Comissão para Cultura e Educação da CNBB, mostrou alegria no trabalho desenvolvido pela instituição. “Como Igreja estamos celebrando a Campanha da Fraternidade sobre a educação. Todos estamos colocando nosso olhar sobre Jesus, pois Ele é o mestre que fala com sabedoria e ensina com amor. Queremos que a Escola Dom Fernando continue crescendo e amadurecendo seu caminho e os que aqui passarem saibam como é bom estar em uma escola em que os valores cristãos são vivenciados”, explanou.
Suzany Marques