Desde o mês de março, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes conta com o Centro Redentorista de Apoio ao Imigrante (CRAI). Ele está localizado ao fundo da paróquia que é atendida pelos missionários redentoristas.
O pároco da paróquia, padre Tiago Herbert, conta que a ideia principal da criação do centro de apoio vem do carisma da congregação, segundo ele “os redentoristas são aqueles que vão ao encontro daqueles que precisam de um auxílio, seja na área espiritual, profissional, social”.
O coordenador do CRAI, frater Érick Hernany, explica que o Centro não é para que as pessoas possam ir apenas passar uma noite ali e ter um lugar para tomar banho. Segundo ele, o CRAI vai oferecer trabalho, cursos de línguas e de artesanato, bem como assistências emergenciais, como psicólogos e médicos.
Já o frater João Pedro, explica que a intenção do centro é atender ao pedido do papa Francisco de acolher, proteger, promover e integrar, “trabalhando esses quatro verbos, nós estamos fazendo com que as pessoas possam ter uma situação mais digna”.
A pastoral do Migrante da Arquidiocese de Goiânia faz um belo trabalho junto aos migrantes e imigrantes que chegam à Goiânia. Roberto Portela, membro da pastoral, disse: “esse centro veio para nos ajudar a atender tantas pessoas que chegam precisando de ajuda, pessoas sem abrigo, querendo, às vezes, voltar para casa, querendo tirar os documentos que perderam, querendo trabalho. O Centro, com certeza, vai nos ajudar ainda mais com esses irmãos que nos procuram”.
Marcos Paulo Mota