>
>
Igreja do Brasil realiza 39ª Vigília Pelos Mortos de Aids

Igreja do Brasil realiza 39ª Vigília Pelos Mortos de Aids

Nos dias 14 e 15 de maio foi realizada a 39ª Vigília Pelos Mortos de Aids. Neste ano, a vigília

Nos dias 14 e 15 de maio foi realizada a 39ª Vigília Pelos Mortos de Aids. Neste ano, a vigília retoma o tema de 2017 “Tantas vidas não podem se perder”, expressão que tem o objetivo de despertar a comunhão com as pessoas que faleceram pela doença e nos atenta a sermos vigilantes no cuidado com a vida.

 

Em comunhão com a Pastoral da Aids, a Arquidiocese de Goiânia realizou no dia 15 de maio uma celebração em memória pelos Mortos de Aids. A Santa Missa aconteceu no Santuário-Basílica Sagrada Família às 17h. Já a celebração nacional, realizada pela CNBB regional Centro-Oeste, aconteceu no dia 14 às 17h30 no Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO).

Existente há 20 anos, a Pastoral da Aids tem o objetivo de dar apoio às pessoas que vivem com Aids, por meio da prevenção, das visitas, da solidariedade e da escuta. O bispo referencial, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, esteve em Goiânia na última semana e falou um pouco sobre o objetivo dessa pastoral. “Também oferecemos as condições para que a pessoa possa ter uma qualidade de vida melhor, para que ela possa fazer o tratamento adequado, e conscientizar. Porque a Aids ainda não tem cura, mas tem tratamento”.

 

Ele ainda explicou sobre a importância da conscientização, pois, ainda nos dias de hoje, muitas pessoas são marginalizadas por possuírem o vírus. “A discriminação, infelizmente temos ainda um longo caminho, já avançamos bastante.  A Pastoral faz um trabalho para preservar também, o sigilo e a identidade da pessoa, e na medida do possível, quando a gente se aproxima vai quebrando um pouco essa resistência”.

Por fim, o bispo disse que a Igreja tem o papel de ser uma presença samaritana na vida dessas pessoas que vivem e convivem com o HIV. “Nós temos muitas pessoas que nos ajudam dando testemunhos, pessoas que vivem e que convivem com HIV e que hoje falam abertamente para orientar outras pessoas”, relatou Dom Luiz Antônio Lopes.

 

Suzany Marques

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

19 de setembro de 2025

Notícias

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo