Na última terça-feira, 4 de outubro, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção realizou o Primeiro Encontro de Pais com Filhos Autistas. A ideia de preparar esse momento de acolhimento entre pais, filhos e profissionais da área da saúde surgiu após vários relatos chegarem ao pároco da paróquia, padre Marcos Rogério, sobre as dificuldades enfrentadas por alguns pais com filhos autistas.
Foram convidadas profissionais que auxiliam no diagnóstico e tratamento do autismo, tais como: a neurocirurgiã, Dra. Ana Moura; a neuropsicóloga, Dra. Danielle Caetano, a geneticista, Dra. Thais Cidália; e a neuropedagoga, Vilma Rita Chaves. As médicas explicaram aos pais o que cada especialidade pode contribuir no tratamento do espectro autista e a importância do empenho da Igreja em abrir espaços para conversa e troca de experiências.

Padre Marcos Rogério conduziu o encontro, proporcionando um momento de oração, partilha e convivência social para os pais e as famílias presentes. Ele nos fala sobre o quão é importante a Igreja falar sobre isso. “Eu acredito que a Igreja é esse espaço que nos ajuda a olhar, tanto para o autista, quanto para as pessoas com deficiência, como pessoas que precisam ser amadas e cuidadas. E uma vez que nós fazemos isso, a Igreja não só oferece todo um trabalho profissional, mas também um lado espiritual. São pessoas que necessitam ser acompanhadas, necessitam ser acolhidas, necessitam de verdade sentir esse amor que a Igreja tem para dar”, ressalta o sacerdote.

A assistente social e coordenadora da Casa Mãe de Misericórdia, Edna Benete, explicou que a partir desse primeiro encontro a associação Assunção, junto com a Casa Mãe de Misericórdia e a paróquia, irá iniciar o Projeto TEA (Transtorno do Espectro Autista), oferecendo oportunidade de tratamento para as famílias. Aqueles que precisarem do atendimento farão um cadastro e serão encaminhados para cada etapa do tratamento.
Para os pais que buscam informações e orientações sobre o projeto, é só entrar em contato pelo telefone: (62) 9 9488-7244.
Gabriela Rodrigues