Neste sábado, 8 de outubro, na Cidade da Comunhão (CPDF), foi realizada a Reunião Mensal de Pastoral do mês de outubro. O encontro de formação foi dividido em dois momentos. Primeiro a Equipe Vocacional Arquidiocesana apresentou o tema do 3º Ano Vocacional do Brasil e como ele será trabalhado em nossa Arquidiocese. No segundo momento, o nosso arcebispo, Dom João Justino, apresentou as estruturas arquidiocesanas para a sinodalidade na Arquidiocese de Goiânia.
Ano Vocacional – Em que posso servi-lo?
O tema do ano vocacional é: “Vocação: Graça e Missão”, e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). O Ano Vocacional terá início no dia 20 de novembro de 2022, Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, e será encerrado no dia em que celebramos a mesma solenidade em 2023. A reunião iniciou com a Equipe Vocacional Arquidiocesana animando os presentes cantando o hino do 3º Ano Vocacional. Depois foi feita a leitura do evangelho, seguido de um momento de reflexão.
Padre Fênykis de Oliveira Silva, coordenador da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Goiânia foi o assessor responsável por apresentar os detalhes de como vai ser trabalhado o ano vocacional em nossa Arquidiocese. O sacerdote fez memória de temas anteriores, realizando um paralelo com o tema proposto para agora.

O texto base propõe como objetivo geral “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus”. Nos objetivos específicos, o padre destacou que esse ano deve ser vivido de modo que cada jovem seja ouvido de forma particular e individual, para que seja acolhido à sua maneira.
Também foi explicado os significados de cada detalhe presente na identidade visual, e foi apresentado a equipe diocesana responsável por preparar e pensar o ano vocacional. O padre expôs uma prévia do cronograma de atividades que serão organizados e divulgados em breve, para que todos possam se preparar para vivenciar essa bela experiência.

No dia 20 de novembro de 2022, Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, teremos a abertura oficial do 3º Ano Vocacional do Brasil, no Santuário-Basílica Sagrada Família. No mesmo dia, também iremos celebrar o Dia Nacional do Laicato e a Jornada Arquidiocesana da Juventude.
Estudo das Estruturas Arquidiocesanas para a sinodalidade
No segundo momento da Reunião Mensal de Pastoral de outubro, o nosso arcebispo, Dom João Justino, apresentou um estudo das estruturas arquidiocesanas para a sinodalidade na Arquidiocese de Goiânia. Não é a primeira vez que o arcebispo fala sobre a face sinodal de nossa arquidiocese. A Reunião Mensal de maio deste ano foi dedicada à reflexão do tema “Comunhão, Participação e Missão: a face sinodal da Arquidiocese de Goiânia”.
Na ocasião o arcebispo apresentou alguns caminhos para uma Igreja Sinodal e as estruturas importantes para que esse processo possa ser viável em nossa Igreja Particular de Goiânia. Junto com o conselho presbiteral, o arcebispo continuou os estudos para aprimorar as novas propostas.

Dom João destacou que desde sua chegada, fez um trabalho de escuta para entender o rosto da Igreja de Goiânia. Ele visitou os vicariatos e se reuniu com os sacerdotes de nossa arquidiocese para esse processo de reestruturação dos vicariatos episcopais, vicariatos ambientais, territoriais e as foranias.
Como por exemplo, atualmente temos nove vicariatos episcopais. Na nova proposta teríamos algumas junções, de modo que reduziria a quantidade de vicariatos. Sobre os vicariatos ambientais, a sugestão é de termos mais dois: Vicariato Episcopal para a ação evangelizadora e Vicariato Episcopal para a Solidariedade. Atualmente temos dois vicariatos atuantes, sendo eles: Vicariato para a comunicação e o Vicariato para a Cultura e Educação.
Ao final, o arcebispo expôs o desejo de descentralizar as reuniões mensais de pastoral. Ou seja, todo segundo do mês aconteceria encontros mensais, por vicariatos ou foranias de forma simultânea em toda a arquidiocese. O intuito é aprimorar o caráter formativo e alcançar os fiéis que por diversos motivos, não conseguem comparecer à Cidade da Comunhão (CPDF). Na ocasião, Dom João ouviu atentamente alguns participantes da reunião.

Ressaltamos que todas as mudanças propostas foram feitas a partir do estudo dos documentos oficiais da Igreja particular de Goiânia, escuta de sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas e todos aqueles que compõem a Arquidiocese de Goiânia. Essa reformulação das estruturas arquidiocesanas está sendo feita com serenidade e compromisso para o crescimento mútuo de todos.
Convidamos todos os fiéis da Arquidiocese de Goiânia para que se tenham sugestões ou críticas que entrem em contato com o Vicariato para a Comunicação ou o Secretariado para ação Evangelizadora pelo telefone: (62) 3223 – 0756 ou (62) 3223 – 0758.
A próxima Reunião Mensal de Pastoral será no dia 12 de novembro na Cidade da Comunhão (CPDF), tratando sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2023.
Gabriela Rodrigues