>
>
Leitura Orante

Leitura Orante

3º Domingo da Páscoa

“VÓS SEREIS TESTEMUNHAS DE TUDO ISSO”

 

 

Irmãos e irmãs, celebramos hoje o Terceiro Domingo da Páscoa. O Evangelho deste domingo nos mostra a alegria que os primeiros discípulos vivem com a notícia da ressurreição de Jesus. O Evangelho é continuação da narrativa dos discípulos de Emaús, em que eles reconhecem Jesus no partir do pão.

 

Os dois discípulos estão testemunhando aos outros a ressurreição de Jesus, quando o próprio Jesus aparece no meio deles. Interessante é que mesmo diante da notícia da ressurreição eles ainda espantam com a aparição de Jesus. Eles ficam com medo. Mas o medo logo é dissipado, na medida em que vão percebendo que é realmente o Ressuscitado diante deles. O encontro com o Ressuscitado transforma os discípulos, desperta neles o amor ardente que  os impulsiona para a missão.

 

Após esclarecer as Escrituras para os discípulos, Jesus proclama: “Vós sereis testemunhas de tudo isso”. É nessa convocação de Jesus que está enraizada a nossa fé. Os apóstolos, a partir desse encontro com Jesus Ressuscitado, saem para anunciar o Reino de Deus.

 

Na primeira leitura, vemos que Pedro ao dirigir-se ao povo apresenta-se como testemunha da Ressurreição. O Catecismo da Igreja Católica afirma que o sacramento da confirmação nos faz testemunhas de Cristo. Assim, também nós somos chamados a testemunhar o Ressuscitado. A alegria que vivemos neste tempo pascal precisa ser anunciada com o mesmo ardor presente no  coração dos discípulos de Emaús. É preciso que a alegria da Páscoa dissipe também em nós o medo, a incompreensão, as incertezas, para que possamos resplandecer na alegria do Ressuscitado. Assim canta o Salmista, na terceira estrofe: “Muitos há que se perguntam: quem nos dá felicidade? Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!”.

 

A ressurreição de Jesus Cristo é a nossa felicidade, é a razão da nossa fé. É em nome do Ressuscitado que chega para nós o anúncio da conversão e do perdão dos pecados. O anúncio do Reino de Deus que chegou até nós veio do testemunho Apostólico.

Desse modo, precisamos de uma sincera conversão para que sejamos, também nós, capazes de testemunhar o Ressuscitado e de anunciar a verdadeira felicidade, que nos é dada por Cristo, Caminho, Verdade e Vida. O encontro com Cristo Ressuscitado nos dá a verdadeira alegria. O amor de Deus nos transforma e nos capacita para sermos testemunhas e missionários da verdadeira paz.

 

Que a alegria do Ressuscitado seja sempre fonte e força, para testemunharmos a nossa fé. Deixemo-nos ser encontrados pelo Ressuscitado, guardando os seus Mandamentos e a Sua Palavra, para que o amor de Deus possa gerar em nós bons frutos e um testemunho verdadeiro.

 

Leituras: At 3,13-15.17-19; Sl 4,2.4.7.9; 1Jo 2,1-5; Lc 24, 35-48.

 

 

Givaldo Souza Cortes
Seminarista da Etapa Configurativa, da Arquidiocese de Goiânia.
Seminário Maior Interdiocesano São João Maria Vianney, Goiânia-GO.

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo