>
>
Escola Dom Fernando celebra 50 anos

Escola Dom Fernando celebra 50 anos

No dia 27 de março, a Escola Dom Fernando completa 50 anos. Nesta última parte da série de matérias sobre

No dia 27 de março, a Escola Dom Fernando completa 50 anos. Nesta última parte da série de matérias sobre a instituição, iremos apresentar a vocês o diretor institucional da organização, padre Vitor Simão. Ele é o primeiro sacerdote a assumir a direção da escola depois de Dom Fernando. Mas, antes, vamos relembrar um pouco do que já foi publicado a respeito no Jornal Encontro Semanal e também aqui no site.

Na primeira parte da série, falamos um pouco sobre a história da escola, sua fundação. Destacamos que o seu criador e primeiro arcebispo da Arquidiocese de Goiânia, Dom Fernando Gomes do Santos, fundou a escola com os princípios cristãos e o compromisso com a verdade na transmissão do conhecimento. Na segunda matéria, discorremos sobre as mudanças da escola ao longo dos anos, falamos sobre a saída de Dom Fernando da escola e como ela passou a ser administrada. Demos destaque à entrada do novo diretor institucional e representante da Arquidiocese de Goiânia no ano de 2017, padre Vitor Simão.

Hoje, padre Vitor mora na Itália e está fazendo um mestrado em comunicação social/institucional. Porém, mesmo à distância, ele continua à frente da escola.

 

Entrevista com o Diretor Institucional
 

Qual é o trabalho de um diretor institucional?
Na função de diretor institucional, devo ser um elo entre a Arquidiocese e a Escola e vice-versa. De forma prática, cabe a mim a administração geral da escola quanto ao cumprimento de sua tarefa social e de sua missão como instituição de ensino confessional.

Qual a diferença de um diretor pedagógico para um diretor institucional?
Enquanto a função do diretor institucional é mais abrangente e administrativa, a função do diretor pedagógico é aquela mais específica e técnica. Deve ser sempre exercida por um profissional com competência, preparação acadêmica e, em nosso caso, sem jamais descartar uma boa experiência de fé.Pe. Vitor Simão
 

Quem é a diretora pedagógica da escola hoje?
Para a função da direção pedagógica contamos com a colaboração, competência e testemunho de fé da professora Mírian Maria de Jesus, que até mesmo seu nome é religioso.

 

O que mudou na escola depois que o senhor assumiu?
Desde a sua fundação, a escola tem uma pedagogia muito bem definida e, apesar de ter passado por muitas adaptações ao longo dos anos, sua missão de servir à comunidade sempre foi uma âncora. Quando assumi, procurei conhecer primeiro a história e a relação da instituição com a comunidade local e percebi que existia uma forte identificação da instituição com a Igreja, que fazia com que a escola fosse popularmente reconhecida como a “Escola dos Padres”. Desse modo, eu procurei potencializar a difusão dos valores cristãos, consolidando sua identidade de escola confessional.

 

Qual a principal dificuldade em dirigir uma escola?
Embora tenha sempre algo que nos surpreenda, diria que a maior dificuldade é, sem generalizar, não poder contar com a parceria da família. Não acredito no êxito da educação sem o acompanhamento dos pais, responsáveis e, de modo geral, da sociedade. Precisamos de uma mudança cultural em relação ao valor do estudo.

 

Hoje, o senhor está fora do país. Como é ser diretor remotamente?
Primeiro, devo dizer que, desde que assumi a direção da escola, formei uma equipe gestora. Portanto, não faço nada sozinho. Depois, a pandemia nos forçou a aprender a lidar com nossas competências de uma forma remota através da tecnologia. Assim cumpro com a minha missão. Faço reuniões semanais com a equipe gestora, encontro com os pais pela plataforma, envio vídeos para os momentos especiais com os alunos. 

 

Em tempo de pandemia, como a escola se organizou para atender os alunos?
Primeiro, pensamos no melhor modo de garantir a saúde de todos os alunos, professores e colaboradores. Depois, investimos na plataforma on-line para dar continuidade ao plano pedagógico previsto para o ano letivo, ampliamos nosso setor de comunicação e, com a preocupação de uma crise financeira, procuramos também otimizar os custos para repassar aos pais um desconto na contribuição mensal.

 

O entrevistado, ao final, comentou sobre o sentimento de ser o primeiro padre diretor depois do arcebispo Dom Fernando. “Eu sempre volto ao carisma que Dom Fernando deixou para a escola: “ensinar sem Deus é escrever sobre a areia”. Portanto, penso simplesmente em dar a minha contribuição à Arquidiocese no cumprimento da missão de colocar Deus no coração de todos os alunos que passam pela nossa escola”, concluiu.

 

Ficha Técnica da Escola

Diretor institucional – Pe. Vitor Simão;
Diretora Pedagógica – Mírian Maria;
Gerente financeiro – José Augusto;
Coordenação pedagógica dos anos iniciais – Maria Cecília e Alice; 
Coordenação pedagógica dos anos finais – Fábio Santana e Isabel Cristina;
Secretária – Fabíola.

 

Suzany Marques

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo