>
>
Sínodo 2023 é tema da Reunião Mensal de Pastoral

Sínodo 2023 é tema da Reunião Mensal de Pastoral

O caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio (Papa Francisco)   No último

O caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio (Papa Francisco)

 

No último sábado, dia 11 de setembro, aconteceu a Reunião Mensal de Pastoral de forma on-line. O encontro foi assessorado pelo padre Júlio Cesar Rezende, assessor do Setor de Educação da CNBB e membro da equipe de animação do Sínodo.

 

O tema abordado foi “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”. O padre iniciou sua explanação sobre o significado de Sínodo na vida da Igreja e como será esse processo até 2023. Sínodo é uma palavra grega “syn-hodos” que tem como significado “fazer juntos o caminho” ou “caminhar juntos”.

 

Em comemoração aos 50 anos da instituição do Sínodo dos Bispos, o papa disse, em 17 de outubro de 2015: “Aquilo que o Senhor nos pede, de certo modo, já está contido na palavra sínodo. Caminhar juntos leigos, pastores, Bispo de Roma é um conceito fácil de exprimir em palavras, mas não é assim fácil pô-lo em prática”.

Segundo Pe. Júlio, o documento de preparação do sínodo usa duas imagens bíblicas para ilustrar o que nós somos convidados a viver como Igreja nesse caminho sinodal. São vários textos dos Evangelhos que mostram a multidão que vai ao encontro de Jesus e em torno de Jesus estão os apóstolos. Esse ícone é utilizado para nos motivar a entender de que modo somos chamados a viver essa sinodalidade como Igreja hoje. Precisamos pensar nas três figuras do ícone: Jesus como mestre, protagonista absoluto, que toma a frente, que semeia as palavras sem preferência por nenhum grupo; a multidão, um grupo de pessoas que vai seguindo Jesus pelo caminho. São essas pessoas que recebem o anúncio do Evangelho e têm a missão de transmitir a todos o Reino de Deus. Além disso, na multidão encontram-se os apóstolos que são chamados a uma permanência diferente. Eles seguem Jesus, depois de receberem um chamado especial de revelar o Reino de Deus.

Pe. Júlio Cesar Rezende

Portanto, o Sínodo é uma expressão eclesial, isto é, a Igreja que caminha unida para ler a realidade com os olhos da fé e o coração de Deus. É necessário superar os obstáculos representados pela falta de formação e de espaços reconhecidos, nos quais os fiéis leigos possam se expressar e agir, e por uma mentalidade clerical que corre o risco de mantê-los às margens da vida eclesial.

 

Após a fala de padre Júlio, Mons. Luiz Lôbo, coordenador de Pastoral, fez uma breve explanação sobre como acontecerá o Sínodo na Arquidiocese de Goiânia.

 

Em suas considerações Dom Washington Cruz disse que a própria Reunião Mensal de Pastoral é um movimento sinodal que reúne centenas de pessoas para estudar um tema atual que está sendo discutido ou para formações em preparação a momentos fortes da vida litúrgica. O arcebispo mencionou o Sínodo Arquidiocesano realizado em 2012.

 

Datas do Sínodo:

Setembro de 2021 – Publicação do Questionário e do Vademecum.

9 e 10 de outubro: abertura em Roma.

14 de outubro: live pelas redes sociais da CNBB para apresentação da proposta.

17 de outubro: abertura nas dioceses.

Outubro de 2021 até março de 2022: etapa nas igrejas locais.

25 de março de 2022: último dia para envio das contribuições diocesanas à CNBB.

Setembro de 2022: Instrumentum Laboris.

Março de 2023: reuniões entre as conferências episcopais.

Outubro de 2023: fase Continental – Sínodo em Roma.

 

Clique aqui e assista o vídeo da Reunião Mensal

Marcos Paulo Mota

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo