No segundo sábado da Lectio Divina passamos pela cena da Transfiguração. Nesta passagem, vamos juntos com os apóstolos a esse momento sublime, em que Nosso Senhor Jesus Cristo aparece resplandecente em toda a sua glória e poder, e junto a Ele aparecem Moisés e Elias. As reflexões de Dom João Justino nos colocaram dentro daquela cena e nos ajudaram a compreender a magnitude de tal evento. Assim como os apóstolos, ficaríamos ao mesmo tempo maravilhados e amedrontados presenciando tamanho esplendor.
Aquele momento, de certa forma, foi um momento de descanso, em que os apóstolos puderam respirar. Ao acompanhar Jesus, eles tinham muitas missões e tinham que servir milhares de pessoas. Hoje, não temos um momento de descanso. Aos que estudam, surgem inúmeras provas, trabalhos escolares e acadêmicos. Aos que trabalham, surgem os serviços, cobranças. Para todos, temos constantemente momentos de frustações, estresse, angústias, dificuldades. Com o tempo, vamos cansando e ficando abatidos. Tal situação afeta não somente nossa relação com o próximo, mas também a nossa vida espiritual. O mundo moderno só quer resultados, metas batidas, notas altas, mas não quer o bem-estar de seu povo.

É nesse contexto que entra a subida ao Monte Tabor. Em Mateus 11,28, Jesus diz: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei”. Cristo quer nos dar essa oportunidade de descanso e nos fazer relembrar de sua glória. É importante que lembremos que esse mundo não é eterno e que todo tipo de cansaço não durará para sempre. É a vida eterna que almejamos e é ela que devemos buscar. Por mais que estejamos neste mundo, nosso objetivo é a santidade, é nos unirmos com Cristo. Deus quer nos dar esse descanso, quer tirar esse peso dos nossos ombros, o mundo precisa de descanso. Pensando nisso, a nossa ação para esta semana é orar para renovar a esperança e promover a esperança com palavras e gestos para aqueles que estão cansados e abatidos.
A Lectio Divina tem sido essa oportunidade de descanso para muitas pessoas. Assim como Pedro afirmou, nós também podemos dizer “Mestre, é bom estarmos aqui”. Se você é essa pessoa, sinta-se convidado a estar presente. Além de um encontro com a Palavra de Deus, temos o encontro com os sacramentos. Nesse último sábado, tivemos oito sacerdotes, incluindo nosso arcebispo emérito Dom Washington, atendendo confissões e auxiliando todos que precisavam. Um agradecimento especial ao Grupo de Jovens Soldados da Paz, da Paróquia Santa Luzia, de Aparecida de Goiânia, e aos jovens do Ministério da RCC da Região Caná, que nos ajudaram, servindo no evento. Venha ter esse descanso, venha ter esse encontro com Deus.

Rafael Borges
Setor Juventude