Na manhã desta segunda-feira, 7 de fevereiro, Dom Washington Cruz abençoou a casa sacerdotal “Mater Sanctae Spei” (Casa Mãe da Santa Esperança), em Aparecida de Goiânia. Essa casa será a sua nova residência após a posse do arcebispo eleito, Dom João Justino de Medeiros Silva, e Dom Washington se tornará arcebispo emérito.
Após o papa Francisco aceitar sua renúncia como arcebispo de Goiânia, em 9 de dezembro de 2021, o então administrador apóstolico da Arquidiocese, Dom Washington Cruz divulgou aos fiéis leigos e leigas, sacerdotes e diáconos sua vontade de residir em Aparecida de Goiânia.
A casa tem a finalidade de abrigar, na fraternidade, os padres que atendem pastoralmente as paróquias, geograficamente, mais próximas e Dom Washington. A residência passou 2 anos sendo reformada e construída para ser referência de comunhão fraterna e sacerdotal entre os que nela irão residir.

Ao iniciar a celebração, Dom Washington proferiu estas palavras, dando a bênção: “Onde dois ou três se reúnem em nome de Cristo, está Cristo no meio deles. Ao abençoar esta casa, onde o amor de Cristo reúne estas pessoas, desejosas de segui-lo fielmente e mais de perto na caridade e na virgindade, na pobreza e na obediência, implorando a bondade de Deus, de quem procede todo bem. Demonstrando nos costumes de sua vida a fidelidade às suas promessas, busquem em tudo a glória do Pai, com Jesus; dedicando-se fraternalmente à oração, manifestando a imagem da Igreja suplicante; e, movidos pelo Espírito Santo, todos colaborem, de acordo com a vocação de cada um, para cada um, para que Cristo habite sempre em todos nós”.
Durante a celebração, Dom Washington também abençoou o ambão, a cadeira presidencial, o tabernáculo (Sacrário), o altar, o cálice e a patena. Ao final da missa, o administrador apostólico agradeceu pela organização da casa e pela preparação da celebração eucarística. “Eu estou aqui como irmão, nunca deverá ser a casa do bispo emérito, é a casa sacerdotal. E eu digo aos padres que estou à disposição, mas que, quando me chamarem para rezar, me chamem para as capelas e para as comunidades menores. Porque a matriz é do pároco ou administrador paroquial e do arcebispo eleito, Dom João Justino”, finaliza Dom Washington Cruz.
Gabriela Rodrigues