>
>
A chegada das Irmãs Salesianas em Anápolis em 1937

A chegada das Irmãs Salesianas em Anápolis em 1937

Dom Emanuel Gomes de Oliveira, em 1934, convidou as Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora para abrirem uma casa em Anápolis.

Dom Emanuel Gomes de Oliveira, em 1934, convidou as Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora para abrirem uma casa em Anápolis. A finalidade dessa casa seria cuidar da educação feminina, pois, esta congregação tem por carisma um amor preferencial pela juventude, mediante a educação e evangelização em todas as fases da idade. Além disso, havia uma outra preocupação do bispo que era a atuação da educação protestante naquele lugar. Em sua carta à Madre Superiora ele disse: “a acção protestante maléfica que infelizmente ali assentou suas tendas com escola mixta para creanças, hospital com escola de enfermeiras, catechistas e etc.” (OLIVEIRA, 1934)1

As obras educacionais protestantes o motivaram a buscar as irmãs salesianas para atuarem na cidade, como uma maneira de afirmar a presença da Igreja Católica, bem como uma tentativa de coibir essa ação, por meio da educação católica. Anápolis foi um dos focos mais importantes para o avanço do protestantismo em Goiás, principalmente no campo da educação. Logo, Dom Emanuel preocupou-se em trazer congregações religiosas para atuarem nesta cidade, sobretudo, na educação.

As irmãs salesianas aceitaram o convite de Dom Emanuel e chegaram a Anápolis em 1937, data em que assumiram a Escola Normal de Anápolis que, até então, era conduzida por leigos. As duas primeiras salesianas a assumirem esse trabalho foram irmã Thereza Quadros e irmã Zita Lanna. Em 1938 essa escola foi entregue de vez às irmãs salesianas, tornando-se a Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora. A prefeitura da cidade doou às irmãs um terreno contendo duas casas para sua residência e funcionamento da escola, posteriormente as religiosas compraram o terreno para ampliação da escola. Em 1943 a escola passou a se chamar Ginásio Auxilium.

A escola normal dedicava-se à formação das meninas, numa perspectiva tradicional, de acordo com os princípios católicos. Sendo assim, Anápolis nesta época teria duas escolas católicas, a Escola Normal e o Ginásio Arquidiocesano de Anápolis.

Fotos: Arquivo Colégio Auxilium

Pe. Maximiliano Costa
​Mestre em História


1OLIVEIRA, Dom Emanuel Gomes de. Carta a Madre Inspectora das Filhas de Maria Auxiliadora. Goyaz, 04 de abril de 1934. 2 páginas. Arquivo do Instituto de Pesquisa e Estudos Históricos do Brasil Central.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo