>
>
A criação das novas prelazias e dioceses em Goiás (1907-1930)

A criação das novas prelazias e dioceses em Goiás (1907-1930)

Série História da Igreja em Goiás

O avanço na criação de novas prelazias e dioceses no Brasil após a Proclamação da República (1889) foi um dos marcos positivos para a Igreja Católica no Brasil, decorrente do processo de laicização (que resultou na separação entre Igreja e Estado), possibilitando à Igreja uma maior independência administrativa e organizacional, que muito colaborou na sua estratégia de restauração e expansão no país. Entre 1889 e 1930 foram criadas 68 prelazias e dioceses que visavam expandir o raio de ação da Igreja no território brasileiro evidenciando a sua missão espiritual, com a finalidade de propagar a fé católica para que esta fosse a religião hegemônica até meados do século XX.

 

A prelazia de Sant’Ana de Goiás que tinha sido criada em 06 de dezembro de 1745 pelo papa Bento XIV, que a desmembrou do bispado do Rio Janeiro, permanecendo sufragânea do mesmo. E, que em 15 de julho de 1826, foi elevada a diocese pelo papa Leão XII, tinha um território de 617.937 Km², quase o tamanho da França, que correspondia aos atuais estados de Goiás, Tocantins, Distrito Federal e a região conhecida como Triângulo Mineiro, em Minas Gerais.

 

Com o advento da República, que possibilitou a Igreja Católica avançar na criação de novas prelazias e dioceses, Goiás não ficou de fora. Sendo assim, no primeiro quartel do século XX, foram criadas duas novas dioceses, que se desmembraram do território da Diocese de Goiás. No governo de Dom Eduardo Duarte e Silva, em 1907, o papa Pio X criou a Diocese de Uberaba e, no governo de Dom Prudêncio Gomes da Silva, em 1915, o papa Bento XV criou a Diocese de Porto Nacional.

 

Nesse período da história, o episcopado de Dom Emanuel Gomes de Oliveira foi o de maior relevância para a criação de novas prelazias no estado, pois no seu bispado foram criadas três novas prelazias desmembradas da Diocese de Goiás, a saber:

 

A primeira prelazia criada foi a de São José do Alto Tocantins, aprovada pelo papa Pio XI, em 25 de julho de 1924, e confiada à congregação dos padres claretianos. Essa prelazia ficava mais ao norte do estado e os seus limites confrontavam com os da Diocese de Porto Nacional. Seu primeiro prelado foi o claretiano Francisco Ozamiz. Em 1957, essa prelazia foi extinta com a criação da Diocese de Uruaçu em 1956. Dois anos depois, Pio XI aprovou a criação da Prelazia de Sant’Ana da Ilha do Bananal, em 31 de julho de 1926, região formada pelos dois braços do rio Araguaia, totalmente habitada por índios e que estava completamente desassistida, ficando aos cuidados do prelado vizinho, Francisco Ozamiz. Seus limites geográficos chegavam aos da prelazia de São José do Alto Tocantins e, posteriormente, essa prelazia foi anexada à Diocese de Porto Nacional e extinta em 1956, com a criação da Prelazia de Cristalândia. A terceira prelazia criada foi a do Divino Espírito Santo, de Jataí, em 21 de junho de 1929, também com a aprovação de Pio XI. Essa prelazia ficava na região sudoeste do estado de Goiás, na parte extrema, limitando-se com Minas Gerais, cujas cidades principais eram Jataí, Rio Verde e Mineiros. Ela foi confiada à Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, da província espanhola. Seu primeiro prelado foi frei Germano Veja Campón.

 

Frei Germano Veja Campón.

Todas essas três novas prelazias recém-criadas foram confiadas às ordens e/ou congregações religiosas. Essa prática foi muito utilizada pela Igreja em terras de missão, não só pela escassez de clero nativo local, mas, também, porque grande parte das congregações ou ordens religiosas possuíam condições econômicas mais estabilizadas e estruturadas. Isso possibilitou que estas arcassem com os custeios financeiros e materiais de seus prelados nessas regiões mais pobres, podendo, assim, manter o funcionamento e desenvolvimento das novas prelazias.

 

 

Pe. Maximiliano Costa
Mestre em História

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo