>
>
A educação fundada em Cristo

A educação fundada em Cristo

Caros irmãos e irmãs,   A Igreja Católica, ao longo da sua existência bimilenar, foi pioneira na criação e na

Caros irmãos e irmãs,

 

A Igreja Católica, ao longo da sua existência bimilenar, foi pioneira na criação e na manutenção de instituições de ensino, em todos os seus níveis. Especificamente no nosso estado, as primeiras escolas e colégios foram criados e mantidos por congregações religiosas ligadas à Igreja Católica. Basta lembrarmos do Colégio dos Padres Salesianos, em Silvânia; dos Colégios Ateneu Dom Bosco, da mesma congregação; do Colégio Santo Agostinho, das Irmãs Agostinianas; e do Colégio Agostiniano, dos padres agostinianos.

 

No centro da missão de todas as instituições educativas está a necessidade de oferecer aos estudantes um espaço educativo de todas as dimensões da pessoa humana, que não substitua a responsabilidade educativa inalienável da família, mas que potencialize o protagonismo dos pais, os ajude a construir o projeto educativo que queiram para os seus filhos e os assessorar com os meios mais adequados para levar esse projeto a termo. Se a instituição é católica, tudo deve estar imbuído e fundado nos valores cristãos católicos, aprendidos com Cristo.

 

Se considerarmos a dimensão pedagógica, o projeto educativo deveria sintetizar as linhas mestras de uma educação centrada na pessoa, segundo a concepção cristã do homem e da vida. Essa concepção de projeto pretende promover uma educação completa, integral, que favoreça o desenvolvimento pleno do estudante e se manifeste em todas as dimensões que caracterizam a unidade da pessoa e da ação educativa: o desenvolvimento físico, intelectual, a educação da vontade, o desenvolvimento afetivo e social, bem como a educação moral e transcendente.

 

Seguindo essa tradição consolidada e frutuosa, a Arquidiocese de Goiânia, por meio da Associação Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, amadureceu, no ano de 2018, a decisão de fundar um colégio sob sua responsabilidade. Em 2018, passamos a tratar do Regimento Interno e do Projeto Político Pedagógico, com a ajuda de uma experta no assunto. Ao mesmo tempo, começamos a procurar um local que poderia sediar, ainda que temporariamente, nosso colégio. Depois de muitas reuniões, conseguimos formular uma proposta inicial de Regimento e de Projeto Pedagógico e, com a ajuda do Pe. Rodrigo de Castro, reitor do Santuário Sagrada Família, encontramos a sede para nosso colégio.

 

Em meio a tudo isso, decidimos que o Colégio se chamaria Família de Nazaré. Escolhemos esse nome porque no centro da nossa proposta está o desejo de criar uma instituição de ensino que fosse como a Família de Nazaré, onde Cristo fosse o centro e onde pudéssemos criar um ambiente educativo familiar. Além disso, desejamos cooperar com as famílias na sua inalienável responsabilidade educativa e não substituí-la.

 

Começamos o ano de 2019 com três turmas, uma de cada série do Ensino Médio. Com imensa confiança em Deus, com grande amor pelos nossos estudantes e por suas famílias, com sincera humildade para reconhecer os erros e procurar corrigi-los, demos início ao nosso primeiro ano letivo. Estamos caminhando e enfrentando todos os desafios, para qualificarmos nossa proposta. Em tudo procuramos unicamente a glória de Deus e o bem dos nossos estudantes, a qualificação de sua formação.

 

Tendo dado os primeiros passos, queremos seguir adiante, com a graça de Deus, que nos guiou e nos sustentou até aqui, com o desejo de que no Colégio Família de Nazaré, toda a comunidade escolar, particularmente os estudantes e suas famílias, possam crescer não só em inteligência, mas no amor a Deus e ao próximo, e todos nós aprendamos a viver de modo mais verdadeiro o que o Senhor nos pede, cada um na sua vocação.

 

Desejo de todo o coração que o Colégio Família de Nazaré e os demais colégios católicos de nossa Arquidiocese possam exercer seu importante papel na educação de nossas crianças e jovens. Peço que o Divino Pai Eterno, por intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora, possa dar a todos as graças mais necessárias para o seu caminho.

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo