>
>
A identidade da Igreja é evangelizar

A identidade da Igreja é evangelizar

Pregar o Evangelho com oração, serviço e práticas de caridade

Todos os meses, o Santo Padre, o papa Francisco, propõe uma intenção para que os fiéis de todo o mundo possam rezar. Em agosto, o Pontífice nos convida a rezar pela Igreja, pela sua transformação à luz do Evangelho.

 

Depois de ressuscitar, Jesus deixou uma missão aos apóstolos, que deve ser exercida também por nós, católicos participantes da Igreja de Jesus Cristo. São Mateus, no capítulo 28, versículo 19, relata essa missão: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai do Filho e do Espirito Santo”. Assim, a Igreja tem essa missão de evangelizar e de cuidar para que o Evangelho de Jesus Cristo seja sempre divulgado, conhecido e pregado a todos os povos. Desde que foi eleito, papa Francisco pede que a nossa Igreja esteja sempre em saída, de portas abertas, em busca dos mais necessitados, sempre disposta a avançar às aguas mais profundas e às terras mais distantes.

Grupo de missionários de Goiás na diocese de Bafatá 2017

Padre Antônio Donizeth do Nascimento, pároco da Paróquia São José, em Goiânia, lembra que a Igreja no Brasil deve sua existência aos missionários vindos de outros países. “Sair da sua terra natal para pregar o Evangelho, na verdade, não precisa de muitos esforços. Basta lembrarmos das histórias dos nossos avós que receberam as sementes da fé e o alimento espiritual pela boca de missionários e missionárias que vieram de terras estrangeiras”. Ele conta que compartilhou sua experiência de missão juntamente com um grupo da Comunidade Nova Aliança, na Diocese de Bafatá, em Guiné-Bissau. “É fundamental aquela realidade dos países pobres e também a realidade de muitas regiões no Brasil que não sobrevivem sem a presença de missionários e missionárias. Eu tive a minha vida profundamente marcada pelo contato com aquele mundo lá na Diocese de Bafatá. Acho que nunca mais poderei ser a mesma pessoa.”

 

No vídeo de divulgação da intenção de oração para o mês de agosto, Francisco aprofunda o tema da própria vocação da Igreja: a de evangelizar e da necessidade de uma reforma que deve começar por “nós mesmos”, através da oração, da caridade e do serviço.

O papa nos convida a ajudar nesse processo de transformação, partindo de uma reforma de “nós mesmos” com experiências de oração, caridade e serviço. As próprias imagens do vídeo descrevem, na prática, esse caminho a ser percorrido, ao mostrar, por exemplo, a figura do padre Renato Chiera, missionário italiano que salvou mais de 100 mil vidas durante quase 35 anos junto à Casa do Menor, no Rio de Janeiro, que acolhe “as crianças não amadas do Brasil”.

 

Segundo o Santo Padre, a reforma da Igreja deve começar em nós. “A nossa própria reforma como pessoas, essa é a transformação. Deixar que o Espírito Santo, que é o dom de Deus nos nossos corações, nos lembre do que Jesus ensinou e nos ajude a colocá-lo em prática. Vamos começar a reformar a Igreja com a reforma de nós mesmos. Sem ideias pré-fabricadas, sem preconceitos ideológicos, sem rigidez, mas avançando a partir de uma experiência espiritual, uma experiência de oração, uma experiência de caridade, uma experiência de serviço. Sonho com uma opção ainda mais missionária, que vá ao encontro do outro sem fazer proselitismo e que transforme todas as suas estruturas para a evangelização do mundo de hoje.”

 

Marcos Paulo Mota

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo