>
>
A palavra se faz Oração

A palavra se faz Oração

Antes de escrever este texto, ouvi e meditei uma canção do grande catequista Pe. Zezinho, “Orar costuma fazer bem”. Há

Antes de escrever este texto, ouvi e meditei uma canção do grande catequista Pe. Zezinho, “Orar costuma fazer bem”. Há um trecho que diz o seguinte: “Uma força diferente e é do céu que a força vem, toma conta dessa gente, o infinito ela contém”. Realmente, orar não só costuma, orar faz bem sempre. Na música popular, o compositor baiano Gilberto Gil já poetizou “que a fé não costuma faiá”. Estamos ainda nas primícias de 2021 e é próprio deste período inicial do ano projetar sonhos, trabalhos… projetar vidas. E como projetar a nossa vida em uma situação ainda caótica? Como lançar um olhar de esperança quando ela parece sumir no número de mortos e infectados pela Covid-19? 

 

É preciso que a nossa palavra se faça oração para sermos seres encharcados da experiência com o Eterno que armou Sua tenda no meio de nós. Há poucos dias, no mistério do Natal, contemplamos que a Palavra se fez gente, e, agora, movidos por este acontecimento, a nossa palavra deve se fazer oração. Geralmente planejamos as finanças, a escola dos filhos, a viagem das férias, as aquisições que faremos. Deixamo-nos levar pelo dinheiro em detrimento de outras esferas de nossa existência. E a vida espiritual? O que você propôs para este ano? Se ainda não fez o seu planejamento, ainda não estabeleceu as suas metas, compartilho três dicas muito simples:

 

1 – Tenha uma meta diária de oração da Palavra de Deus. Não se trata apenas de ler a Bíblia de forma mecânica, mas criar um cronograma para rezar diariamente a partir da Palavra. 

 

2 – Eleja um santo para inspirar a sua vida de fé neste ano e busque conhecer ao máximo sobre ele: sua vida, seus feitos, seus escritos. Claro, peça ao Espírito Santo que abra seu coração para acolher o exemplo deste santo na sua vida cotidiana. 

 

3 – A partir dos dois pontos anteriores, tenha o propósito de deixar sua vida ser transformada. “O coração de quem conversa com o céu tem tanta coisa pra dizer”, como canta o Padre Zezinho, que é a hora de deixar o seu coração dizer ao seu próximo mais próximo o quanto ele precisa ser amado por você. 

Dom Hélder Câmara ensina que "feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver." Que a razão de sua travessia, neste ano, seja a da oração! 

 

Marcus Tullius
Filósofo e publicitário. Coordenador geral da Pascom Brasil, membro do Grupo de Reflexão em Comunicação da CNBB e coordenador de comunicação da Tv Pai Eterno.

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo