Na última sexta-feira, 19 de março, dia da Solenidade de São José, aconteceu no Santuário Basílica Sagrada Família a abertura do Ano da Família “Amoris Laetitia. A missa foi presidida pelo reitor do Santuário e coordenador do Setor Vida e Família da Arquidiocese, Padre Rodrigo de Castro.
O Ano da Família “Amoris Laetitia” proposto pelo papa Francisco, pretende ir ao encontro de todas as famílias do mundo por meio de atividades espirituais, pastorais e culturais. “Esse momento de pandemia colocou em evidência o papel central da família como igreja doméstica e mostrou a importância dos laços comunitários entre as famílias, explica o casal coordenador da Pastoral Familiar, Antonio Roberto Gomes e Francisca Aparecida de Barcelos Gomes.
Os objetivos do Ano da Família são: difundir o conteúdo da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”; tornar as famílias protagonistas da pastoral familiar; anunciar que o sacramento do matrimônio é dádiva e tem poder transformador do amor humano; conscientizar os jovens sobre a importância da formação à verdade do amor e ao dom de si e alargar o olhar e a ação da pastoral familiar.

Dom Washington Cruz, em sua homilia na Solenidade de São José deixou uma mensagem para o Ano da Família. “Ao iniciarmos hoje o Ano da Família peçamos a São José guardião do Redentor, esposo de Maria, que nos ajude a guardar este tesouro sagrado que é a nossa família. Para permanecermos todos juntos em família não obstante as dificuldades. Neste começo do ano da família pensemos nos pais de família. Que os pais imitem São José no amor a Maria e a Jesus, que transformem como ele, o trabalho em oração. Que os pais amem seus filhos acompanhando-os durante a vida com seus conselhos. Que os filhos respeitem sempre seus pais, não os abandonando na velhice ou na doença. Que os pais peçam à sagrada família bênçãos para o seu lar. Assim, nunca mais assistiremos a violência doméstica, aos maus tratos entre pais e filhos. Nós ficaremos contentes ao vermos famílias felizes como a Sagrada Família de Nazaré”.
Programação no Brasil
3 a 7 de maio – Congresso Online
“Celebrando 40 anos da Familiaris Consortio e 5 anos da Amoris Laetitia”
9 a 12 de junho – Fórum sobre a “Amoris Laetitia”
Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida
22 e 23 – 29 e 30 de setembro – Incompreensões relativas à Amoris Laetitia
Sociedade Brasileira de Teologia Moral.
Para mais informações acesse: www.vidaefamilia.org.br
Gabriela Rodrigues