A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoveu nessa segunda-feira, 11, a primeira sessão solene em homenagem ao Dia do Padre. A cerimônia, celebrada por iniciativa do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), foi um reconhecimento à contribuição dos líderes religiosos católicos para a sociedade goiana. Durante o evento, bispos das dioceses de Goiás foram agraciados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo goiano. Além disso, padres de todas as regiões de Goiás receberam o Certificado do Mérito Legislativo, em reconhecimento aos seus trabalhos pastoral, social e espiritual realizados nas comunidades.
Fizeram parte da mesa diretora dos trabalhos, além de Peixoto: arcebispo metropolitano de Goiânia e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Justino de Medeiros Silva; deputado federal Zacarias Calil (UB); deputados estaduais Cristóvão Tormin (PRD) e Rosângela Rezende (Agir); bispo diocesano de Jataí, dom Joaquim Carlos Carvalho; bispo diocesano de Ipameri, dom José Francisco Rodrigues do Rêgo; bispo diocesano de São Luís de Montes Belos, dom Lindomar Rocha Mota; bispo auxiliar de Goiânia, dom José Roberto dos Reis; bispo auxiliar de Goiânia, dom Levi Bonatto; administrador diocesano da diocese de Rubiataba-Mozarlândia, padre Diomar Aparecido de Bastos Xavier; pároco da paróquia São Francisco de Assis de Catalão, diocese de Ipameri e presidente da Comissão Regional dos Presbíteros do Regional Centro-Oeste da CNBB, padre Joel Gomes Martins de Souza; presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Francisco Júnior; e prefeito de Rubiataba, padre Weber (PSD).
Ao iniciar a sessão, Bruno Peixoto parabenizou os padres presentes e falou da sua alegria em realizar a primeira sessão solene em homenagem ao Dia do Padre na história recente da Assembleia Legislativa. “Espero que seja um marco e que possamos celebrar essa homenagem todos os anos. Vocês dedicam suas vidas para servir a sociedade. Acompanho de perto a dedicação, o carinho e a palavra amigas dos presentes. Fiz questão, enquanto presidente da Casa, de celebrar essa homenagem. Agradeço a todos vocês, em nome de todos os deputados”, falou.

“A Igreja sempre se pautou na verdade que liberta todo ser humano e esteve e está presente por meio dos seus ministros religiosos, junto ao povo. Olhando para nossa história de Goiás, muitas cidades e povoados nasceram ao redor de Igrejas, orientados por seus pastores. O clero goiano era uma classe do saber, que atuou na educação e nos governos e queremos continuar somando. Em nome de todos os padres, agradeço essa sessão e pelas honrarias”, concluiu o pároco.





