>
>
“Amoris Laetitia” e o Ano da Família é tema da Reunião Mensal

“Amoris Laetitia” e o Ano da Família é tema da Reunião Mensal

  Na manhã de sábado, 12 de junho, Memória do Imaculado Coração de Maria, aconteceu mais uma Reunião Mensal de

 

Na manhã de sábado, 12 de junho, Memória do Imaculado Coração de Maria, aconteceu mais uma Reunião Mensal de Pastoral da Arquidiocese de Goiânia, com o tema “Amoris Laetitia e o Ano da Família”. O encontro teve assessoria do padre Luiz Henrique Brandão, vigário da Paróquia Universitária São João Evangelista e reitor do Seminário Menor Arquidiocesano São João Paulo II. O sacerdote fez uma extensa reflexão sobre o documento, destacando que é “urgente defender as famílias e dar-lhes apoio”.

 

Conforme afirmou o padre, é uma necessidade ajudar os cônjuges a amarem-se uns aos outros. “Ao longo da vida os pais carregam a imagem da própria fidelidade de Deus ao seu povo e em especial aos mais fracos e às crianças. É exatamente a família fundada sobre o matrimônio entre um homem e uma mulher a maior ajuda que se pode dar às crianças”, afirmou. Padre Luiz Henrique lembrou que em razão do quinto aniversário da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, o papa quer dar novo impulso à leitura do documento e à evangelização das famílias.

 

Em 19 de março teve início o Ano da Família proclamado pelo papa, que se encerrará no dia 26 de junho de 2022, durante o 10º Encontro Mundial das Famílias, em Roma. Padre Luiz Henrique elencou uma série de objetivos deste ano proposto pelo papa. “O objetivo deste tempo é anunciar que o sacramento do matrimônio é uma dádiva. O papa quer resgatar a beleza do sacramento do matrimônio, é um dom de Deus para os cônjuges”. O assessor da Reunião Mensal também fez uma apresentação geral do conteúdo da Exortação Apostólica e indicou chaves de leitura dos nove capítulos, inclusive orientando como as famílias podem fazer absorver de forma mais eficiente o conteúdo. Ao fim da reunião houve espaço para perguntas e o anúncio da Reunião bimestral da Pastoral Familiar, que acontecerá no próximo dia 19.

 

O coordenador arquidiocesano de pastoral, mons. Luiz Lôbo, agradeceu ao padre Luiz Henrique pela “preciosa” explanação, convidando os padres a fundarem a Pastoral Familiar nas paróquias onde ela ainda não existe. O nosso arcebispo metropolitano, Dom Washington Cruz, encerrou o encontro agradecendo a todos pela presença e pedindo que a coordenadora do Vicariato para a Comunicação (Vicom) Talita Salgado, encaminhem às escolas católicas o conteúdo da reunião a fim de que possam tomar conhecimento e fazerem um estudo a respeito com os pais e alunos. O arcebispo concluiu a Reunião Mensal On-line com a Oração do Ângelus.

 

Fúlvio Costa

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo