No ano de 2017, a Arquidiocese de Goiânia, entre outros acontecimentos, inaugurou as novas instalações do Seminário Menor São João Paulo II, reformou o Seminário Propedêutico Santa Cruz e construiu a nova capela. Houve também a reforma do Seminário Maior São João Maria Vianney, com a construção do novo prédio da reitoria e do alojamento. Tendo em vista todas essas inaugurações acontecidas e previstas, bem como a consagração dos altares dos três seminários, Dom Washington Cruz, durante a Santa Missa do Terço Vocacional, do dia 5 de agosto de 2017, teve a inspiração de pedir à Penitenciaria Apostólica um Ano Jubilar dos Seminários, como forma de gratidão a Deus pelas graças recebidas e para um novo ardor no coração dos seminaristas e formadores, para que todos pudessem dar uma “guinada” em suas vidas e respondessem melhor ao chamado de Deus.
Dom Washington rapidamente escreveu a Roma e, no dia 11 de agosto de 2017, obteve a resposta, por e-mail, da Penitenciaria Apostólica, com o decreto concedendo o Ano Jubilar dos Seminários, do dia 15 de setembro de 2017 até o dia 15 de setembro de 2018.
O Ano Jubilar tem a sua origem no livro do Levítico, capítulo 25. Trata-se de um ano de ação de graças pelos dons recebidos. Importante saber que, no Antigo Testamento, o Ano Jubilar tinha três intenções: o descanso da terra, proibindo qualquer atividade agrícola; a libertação dos escravos e o perdão das dívidas. Bem emblemática era a devolução da terra aos proprietários originários. Primeiramente, o Jubileu era celebrado a cada 100 anos; depois, o papa Clemente o instaurou a cada 50 anos e, por último, São João Paulo II, a cada 25 anos.
É um tempo para render graças a Deus pela história vivida, pelas conquistas realizadas; um tempo de olhar o presente como oportunidade de dar uma “guinada” na própria vida e na vocação, e por fi m, a oportunidade de olhar para o horizonte, vislumbrar o caminho a percorrer, contando com a graça de Deus, que nos é dada hoje.
Para a vivência do Jubileu, organizamos uma equipe jubilar para pensar nos eventos. Dom Washington escreveu a Oração do Ano Jubilar, os seminaristas elaboraram o Brasão, que foi estampado nas camisetas confeccionadas, e compuseram o Hino Jubilar, que está no CD lançado com a promoção do padre Sérgio Ricardo, do município de Vianópolis, levado para as dioceses de Ipameri, Itumbiara, Jataí, Rubiataba-Mozarlândia, Barreiras (BA) e, claro, para a própria Arquidiocese de Goiânia. Nos segundos e quartos domingos de cada mês, recebemos, no Seminário Maior, peregrinos oriundos de várias localidades da Arquidiocese, e um grupo de vocacionados de Ipameri (GO), para conhecerem, rezarem e lucrarem as indulgências próprias deste tempo jubilar.
Tivemos muitas outras ações e eventos inspirados no Jubileu, cujo lema escolhido foi: “Pastores segundo o meu coração”. E, chegando ao final desse Jubileu dos Seminários, somente rendemos graças a Deus por nos conceder viver este tempo maravilhoso, algo único, que marcou e marcará a nossa vida e a nossa vocação.
Que a Virgem Rainha e Mãe das vocações interceda para que o seu Filho Jesus nos conceda sempre a graça de sermos seus companheiros e ajudantes na caminhada. Obrigado, Dom Washington, pela inspiração para este Jubileu, pois a sua intimidade com Deus nos coloca também mais próximos Dele e de nossos irmãos e irmãs. Agradecemos a todos que nos visitaram para celebrar conosco e, de um modo especial, a todos os seminaristas que se empenharam e vivenciaram com fé, ânimo e alegria este Ano Jubilar, não medindo esforços para a realização dos eventos jubilares. Deus abençoe a todos.
Pe. Dilmo Franco de Campos
Reitor do Seminário Maior São João Maria Vianney