>
>
>
Ano Pastoral, Eucaristia e Moradia são temas da primeira Reunião Mensal do ano

Ano Pastoral, Eucaristia e Moradia são temas da primeira Reunião Mensal do ano

No último sábado, 7 de fevereiro, aconteceu, na Cidade da Comunhão (CPDF), a primeira Reunião Mensal de Pastoral deste ano.

No último sábado, 7 de fevereiro, aconteceu, na Cidade da Comunhão (CPDF), a primeira Reunião Mensal de Pastoral deste ano. Leigos e leigas, sacerdotes, diáconos e seminaristas se reuniram para dialogar sobre o Ano Pastoral de 2026, a Eucaristia e a Moradia.

Para a abertura da reunião, a Pastoral da Moradia da Arquidiocese de Goiânia promoveu um momento reflexivo e provocativo, com representações da realidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social, como a população em situação de rua, migrantes e famílias que vivem em habitações precárias.

Moradia

A professora da UFG, doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Karla Emmanuela Hora, tratou do tema “Moradia digna: porta de entrada para os demais direitos”. Em sua fala, ela apresentou dados estatísticos que auxiliaram os participantes na análise da realidade das moradias precárias da capital e da região metropolitana. Entre os assuntos abordados, destacaram-se: as omissões do poder público e da sociedade; a necessidade de corrigir a compreensão da moradia como mercadoria; e o fortalecimento da presença eclesial, com empenho para efetivar leis e viabilizar políticas públicas.

A palestrante também chamou a atenção dos participantes para uma questão delicada relacionada às moradias irregulares: a ausência de CEP. Quando um cidadão ou cidadã não possui endereço, encontra dificuldades para acessar serviços básicos, como atendimento em postos de saúde e até mesmo a matrícula dos filhos na escola. Ao final da exposição, os participantes puderam dialogar com a professora Karla e com o padre Antônio Donizeth, vigário episcopal do Vicariato para a Solidariedade da Arquidiocese de Goiânia, com a finalidade de sanar dúvidas.

A Pastoral da Moradia Arquidiocesana aproveitou o momento para convidar todos para o lançamento da Campanha da Fraternidade 2026, no dia 21 de fevereiro, às 9h, na Ocupação Marielle Franco.

Ainda sobre o tema da moradia, os presentes puderam conhecer o trabalho da Pastoral da Moradia da Paróquia Santo Inácio de Loyola, em Goiânia. O projeto teve início em abril de 2002, com seis casais que, após o ECC, sentiram o desejo de realizar algo concreto. Em quase 24 anos de existência, foram construídas 218 casas, beneficiando mais de mil pessoas com um lar seguro. Para mais informações, acesse o site pastoraldamoradia.com.br e saiba como ajudar.

A programação da Reunião Mensal de Pastoral também contemplou outros temas da vida arquidiocesana, com informes e orientações relacionadas ao Ano Eucarístico Arquidiocesano e às ações pastorais previstas para 2026.

Visita Pastoral Missionária

Dom João Justino, ausente por ser bispo coordenante na Ordenação Episcopal de Dom Evandro Campos – nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte – deixou um vídeo gravado para todos os presentes, apresentando o Ano Eucarístico Nacional.

O bispo auxiliar de Goiânia, Dom José Roberto dos Reis, CP, apresentou como será a formação dos missionários e missionárias que irão participar da Visita Pastoral Missionária, durante o Ano Eucarístico Arquidiocesano, em comemoração aos 70 anos da Arquidiocese de Goiânia. Em breve, traremos mais informações sobre como se inscrever.

PUC Goiás

Uma novidade apresentada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás é o Curso Superior de Tecnologia em Formação Teológica Pastoral. O curso oferece formação teológica, humana e pastoral, pensada para quem deseja aprofundar-se na fé, compreender a realidade atual e atuar na evangelização de forma transformadora nas comunidades e na sociedade. Para mais informações, acesse o site pucgoias.edu.br.

Vila São José Bento Cottolengo

No dia 5 de março deste ano, a Vila São José Bento Cottolengo comemorou 75 anos. Com mais de sete décadas de história, a Vila é a maior instituição filantrópica do Centro-Oeste e acolhe, em tempo integral, mais de 300 pacientes com múltiplas deficiências. Cada um deles recebe atendimento personalizado, sempre com muito carinho e atenção. Acesse o site cottolengo.org.br e saiba como contribuir com essa missão.

Ao final da reunião, o padre Maximiliano Costa, vigário episcopal do Vicariato para a Evangelização, falou sobre os próximos eventos arquidiocesanos. Dom Danival Milagres rezou com todos a oração pelo 19º Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá em Goiânia, de 3 a 7 de setembro de 2027.

O Setor Juventude da Arquidiocese de Goiânia ficou responsável pela oração final da reunião. Na ocasião, o setor apresentou orientações sobre a Lectio Divina 2026, que neste ano acontecerá em todas as paróquias da Arquidiocese, aos sábados, 21 e 28 de fevereiro, 7 e 14 de março. No dia 21 de março, será realizada a caminhada penitencial para o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno.

Para informações detalhadas sobre os eventos citados nesta matéria, siga as redes sociais e acompanhe o nosso site.

 

Matéria: Gabriela Rodrigues/Secom
Fotos: Rudger Remígio

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

21 de janeiro de 2026

Notícias da Arquidiocese

14 de janeiro de 2026

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo