>
>
Ano Vocacional e Estruturas Arquidiocesanas

Ano Vocacional e Estruturas Arquidiocesanas

Ano Vocacional e Estruturas Arquidiocesanas para a sinodalidade, foram os temas da Reunião Mensal de Outubro

Neste sábado, 8 de outubro, na Cidade da Comunhão (CPDF), foi realizada a Reunião Mensal de Pastoral do mês de outubro. O encontro de formação foi dividido em dois momentos. Primeiro a Equipe Vocacional Arquidiocesana apresentou o tema do 3º Ano Vocacional do Brasil e como ele será trabalhado em nossa Arquidiocese. No segundo momento, o nosso arcebispo, Dom João Justino, apresentou as estruturas arquidiocesanas para a sinodalidade na Arquidiocese de Goiânia.

 

Ano Vocacional – Em que posso servi-lo? 

O tema do ano vocacional é: “Vocação: Graça e Missão”, e o lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). O Ano Vocacional terá início no dia 20 de novembro de 2022, Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, e será encerrado no dia em que celebramos a mesma solenidade em 2023. A reunião iniciou com a Equipe Vocacional Arquidiocesana animando os presentes cantando o hino do 3º Ano Vocacional. Depois foi feita a leitura do evangelho, seguido de um momento de reflexão. 

 

Padre Fênykis de Oliveira Silva, coordenador da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Goiânia foi o assessor responsável por apresentar os detalhes de como vai ser trabalhado o ano vocacional em nossa Arquidiocese. O sacerdote fez memória de temas anteriores, realizando um paralelo com o tema proposto para agora. 

O texto base propõe como objetivo geral “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus”. Nos objetivos específicos, o padre destacou que esse ano deve ser vivido de modo que cada jovem seja ouvido de forma particular e individual, para que seja acolhido à sua maneira. 

 

Também foi explicado os significados de cada detalhe presente na identidade visual, e foi apresentado a equipe diocesana responsável por preparar e pensar o ano vocacional. O padre expôs uma prévia do cronograma de atividades que serão organizados e divulgados em breve, para que todos possam se preparar para vivenciar essa bela experiência. 

No dia 20 de novembro de 2022, Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, teremos a abertura oficial do 3º Ano Vocacional do Brasil, no Santuário-Basílica Sagrada Família. No mesmo dia, também iremos celebrar o Dia Nacional do Laicato e a Jornada Arquidiocesana da Juventude. 

 

Estudo das Estruturas Arquidiocesanas para a sinodalidade

No segundo momento da Reunião Mensal de Pastoral de outubro, o nosso arcebispo, Dom João Justino, apresentou um estudo das estruturas arquidiocesanas para a sinodalidade na Arquidiocese de Goiânia. Não é a primeira vez que o arcebispo fala sobre a face sinodal de nossa arquidiocese. A Reunião Mensal de maio deste ano foi dedicada à reflexão do tema “Comunhão, Participação e Missão: a face sinodal da Arquidiocese de Goiânia”.  

 

Na ocasião o arcebispo apresentou alguns caminhos para uma Igreja Sinodal e as estruturas importantes para que esse processo possa ser viável em nossa Igreja Particular de Goiânia. Junto com o conselho presbiteral, o arcebispo continuou os estudos para aprimorar as novas propostas. 

Dom João destacou que desde sua chegada, fez um trabalho de escuta para entender o rosto da Igreja de Goiânia. Ele visitou os vicariatos e se reuniu com os sacerdotes de nossa arquidiocese para esse processo de reestruturação dos vicariatos episcopais, vicariatos ambientais, territoriais e as foranias.  

 

Como por exemplo, atualmente temos nove vicariatos episcopais. Na nova proposta teríamos algumas junções, de modo que reduziria a quantidade de vicariatos. Sobre os vicariatos ambientais, a sugestão é de termos mais dois: Vicariato Episcopal para a ação evangelizadora e Vicariato Episcopal para a Solidariedade. Atualmente temos dois vicariatos atuantes, sendo eles: Vicariato para a comunicação e o Vicariato para a Cultura e Educação. 

 

Ao final, o arcebispo expôs o desejo de descentralizar as reuniões mensais de pastoral. Ou seja, todo segundo do mês aconteceria encontros mensais, por vicariatos ou foranias de forma simultânea em toda a arquidiocese. O intuito é aprimorar o caráter formativo e alcançar os fiéis que por diversos motivos, não conseguem comparecer à Cidade da Comunhão (CPDF). Na ocasião, Dom João ouviu atentamente alguns participantes da reunião. 

Ressaltamos que todas as mudanças propostas foram feitas a partir do estudo dos documentos oficiais da Igreja particular de Goiânia, escuta de sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas e todos aqueles que compõem a Arquidiocese de Goiânia. Essa reformulação das estruturas arquidiocesanas está sendo feita com serenidade e compromisso para o crescimento mútuo de todos. 

 

Convidamos todos os fiéis da Arquidiocese de Goiânia para que se tenham sugestões ou críticas que entrem em contato com o Vicariato para a Comunicação ou o Secretariado para ação Evangelizadora pelo telefone: (62) 3223 – 0756 ou (62) 3223 – 0758.

 

A próxima Reunião Mensal de Pastoral será no dia 12 de novembro na Cidade da Comunhão (CPDF), tratando sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2023.

 

Gabriela Rodrigues 

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo