>
>
Arcebispo visita pacientes e celebra missas em hospitais

Arcebispo visita pacientes e celebra missas em hospitais

Neste início de Quaresma, o arcebispo Dom Washington Cruz está cumprindo uma agenda pré-definida de visitas a hospitais da nossa

Neste início de Quaresma, o arcebispo Dom Washington Cruz está cumprindo uma agenda pré-definida de visitas a hospitais da nossa arquidiocese. Nos dias 14, 15, 16 e 19 deste mês, ele celebrou missas e percorreu leitos de pacientes, respectivamente, no Hospital do Rim (St. Oeste), na Maternidade Ela (St. Aeroporto), no Hospital Santa Casa de Misericórdia (Vila Americano do Brasil) e no Hospital Infantil de Campinas. Além dos pacientes, as celebrações contaram com a participação de diretores dessas unidades, pacientes, profissionais de saúde, estagiários e funcionários administrativos, que se manifestaram agradecidos pela oportunidade ouvirem a Palavra de Deus e receberem a Eucaristia, em seus locais de tratamento e trabalho.

Hospital do Rim

A Celebração Eucarística e as vi­sitas de Dom Washington aos leitos, levando a Santa Comunhão e sua bênção, foram marcadas por fervo­rosas manifestações de fé e gratidão dos pacientes e familiares. Os dire­tores, Dr. Theobaldo Silva Costa e Clayton Bueno Barbosa, participa­ram da missa, juntamente com pa­cientes e profissionais das áreas de saúde, administração e serviços ge­rais. Assim como nos demais hospi­tais visitados, Dom Washington pe­diu a Deus forças para os profissio­nais que atuam no Hospital do Rim, enfrentando os grandes desafios da área da saúde. "Que o Senhor da vida dê a todos que aqui trabalham a graça de ser fiel e sempre vencer as lutas do dia a dia, na certeza de que não há vitória sem luta", rogou. Fundado em 1986, o Hospital do Rim realiza três mil consultas e mil internações clínicas e cirúrgicas por mês, contando, para tanto, com 50 leitos e 10 UTIs.

Maternidade Ela

Fundada em 1994, dispõe de 41 leitos, sendo 10 desses de UTI ne­onatal. “Hoje é um dia muito feliz em minha vida, e receber a visita de Jesus aqui, no dia em que a Helena nasceu, me deixou mais feliz ainda", disse Alessandra, na maternidade, que realiza 300 partos por mês, e acompanha as pacientes desde o iní­cio da gestação, por meio de consul­tas, exames e internações necessárias. Os fundadores e diretores da mater­nidade ‒ Dr. Clidenor Gomes Filho, Dr. Paulo Jubé, Dr. José Martins e a Dra. Ilca Meireles ‒ participaram da missa celebrada no hospital, no dia 15 deste mês, reunidos com médi­cos, membros da equipe de enferma­gem e funcionários administrativos. A celebração foi presidida por Dom Washington Cruz, que antes de levar a comunhão às mães internadas, ex­plicou o verdadeiro sentido da Eu­caristia: "Para nós, que cremos, a Eu­caristia não apenas simboliza, mas ela é Jesus, o Filho do Homem, que venceu a morte para nos dar a vida e vida em abundância".

Abrigo São Vicente de Paulo

Dirigido pela Sociedade São Vi­cente de Paulo (presente em 153 paí­ses), começou suas atividades como albergue e assumiu a missão atual em 1980. Hoje, acolhe 143 idosos, in­ternos e externos. Entre os diversos projetos desenvolvidos, acabam de ser incluídos os da Escola de For­mação de Cuidadores e da Clínica de Gerontogeriatria, que atendem aos abrigados, mas também à co­munidade, mediante taxa simbólica destinada à manutenção dos servi­ços.

O abrigo é presidido pelo con­frade Florentino Luiz Ferreira, que participou da missa celebrada por Dom Washington Cruz no local, no último dia 16, ao lado de José Ari Borges ‒ representante do Conselho  Metropolitano de Goiânia da SSVP ‒, de voluntários e da equipe mul­tiprofissional que trabalha com os abrigados, pela superação dos pro­blemas e sofrimentos decorrentes do processo de envelhecimento e da perda de vínculos afetivo- fami­liares. Os pacientes que participa­ram da celebração receberam a co­munhão das mãos de ministros da Eucaristia e do nosso arcebispo, que levou a Hóstia consagrada aos aca­mados. Na oração final, Dom Wa­shington elevou aos céus uma pre­ce: "Que esta Santa Missa represente uma bênção de Deus para cada um que está aqui e para a direção deste abrigo. Senhor, sejamos transforma­dos pelo remédio do vosso amor!". 

Marcos Paulo/Eliane Borges

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese, Palavra do Arcebispo

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

02 de fevereiro de 2026

Notícias da Arquidiocese

21 de janeiro de 2026

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo