Coube ao Papa Pio XII a reorganização das dioceses do Estado de Goiás ao criar em 26.3.1956 a nova Província Eclesiástica de Goiânia. Até então, tinha-se a Província Eclesiástica de Goiás, formada pela Arquidiocese de Goiás, Diocese de Porto Nacional, prelazias de Jataí, Alto Tocantins (Niquelândia), Ilha do Bananal e Tocantinópolis. Ainda não havia o Estado de Tocantins, criado mais tarde, em 1988. Dom Emanuel Gomes de Oliveira, então Arcebispo de Goiás, propôs estudos para a reorganização das dioceses do Estado, considerando a nova capital Goiânia como arquidiocese. Ele veio a falecer no contexto da reunião prevista para a referida reorganização. Seu auxiliar, Dom Abel Ribeiro Camelo, eleito Vigário Capitular, coordenou os estudos e apresentou à Santa Sé o novo mapa: Arquidiocese de Goiânia, sede da Província Eclesiástica; dioceses de Goiás, Porto Nacional, Jataí e Uruaçu; Prelazias de Tocantinópolis, Cristalândia e Formosa. E assim se fez.
A instalação da Arquidiocese de Goiânia se deu mais de um ano depois, no dia 16 de junho de 1957, quando o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Armando Lombardi, presidiu na praça da Catedral de Goiânia a instalação da nova arquidiocese e a posse de seu 1º arcebispo, Dom Fernando Gomes dos Santos.
Coube a Dom Fernando acompanhar a organização da Diocese de Brasília no Distrito Federal. Brasília se tornou sede de Diocese em 21.4.1961 e foi elevada à Arquidiocese em 11.10.1966, recebendo como dioceses sufragâneas Uruaçu e Formosa. Dom Fernando trabalhou, também, pela criação da prelazia de São Luiz de Montes Belos (1961), hoje diocese, e das novas dioceses de Ipameri, Itumbiara, Anápolis e a Prelazia de Rubiataba, todas criadas em 11.10.1966. Em 1989 foi criada a diocese de Luziânia, vinculada à Província Eclesiástica de Brasília.
Dom Fernando participou ativamente do Concílio Vaticano II que definiu a Diocese como “porção do Povo de Deus, que se confia a um Bispo para que a apascente com a colaboração do presbitério, de tal modo que, unida ao seu pastor e reunida por ele no Espírito Santo por meio do Evangelho e da Eucaristia, constitui uma Igreja particular, na qual está e opera a Igreja de Cristo, una, santa, católica e apostólica” (Decreto Christus Dominus, 11).
A Arquidiocese de Goiânia conta hoje com 2,8 milhões de habitantes, num território de 13.320 km². Está organizada em 134 paróquias, basílicas, santuários e reitorias em 26 municípios. Alguns dos principais servidores são o arcebispo metropolitano, o arcebispo emérito, 3 bispos auxiliares, 244 padres entre diocesanos e religiosos, 57 diáconos permanentes, 252 religiosas, quase 3.000 catequistas, 46 seminaristas diocesanos. Dispõe de 23 escolas católicas, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, duas televisões, PUC-TV e TV Pai Eterno. Por tudo, damos graças ao Senhor na disposição de continuar a missão desta Igreja no coração do cerrado.
Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia e 1º Vice-Presidente da CNBB