>
>
Arquidiocese de Goiânia realiza Semana Nacional da Família

Arquidiocese de Goiânia realiza Semana Nacional da Família

A Semana Nacional da Família completa, neste ano, 30 anos de existência. Ela é um acontecimento exclusivo da Igreja particular

A Semana Nacional da Família completa, neste ano, 30 anos de existência. Ela é um acontecimento exclusivo da Igreja particular do Brasil, criada pela Comissão Nacional dos Bispos e realizada pela Pastoral da Família. O objetivo da Semana Nacional da Família, de acordo com o coordenador arquidiocesano da Pastoral Familiar, Niu Carvalho Cardoso, é rezar pelo ambiente familiar. “É um momento oportuno da Igreja para a gente refletir e dialogar sobre a importância da família e defender os valores familiares”.

 

O tema deste ano é “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”, que está em sintonia com o X Encontro Mundial das Famílias proposto pelo Papa Francisco. A Semana da Família sempre se inicia no domingo do Dia dos Pais e acontece em consonância com a semana que a Igreja reza pelas vocações matrimoniais. O subsidio “Hora da Família”, lançado pela Comissão Nacional da Família, é um livreto dividido em sete encontros; neste ano, as reuniões trabalham o Sermão da Montanha. O coordenador do Setor Vida e Família da Arquidiocese de Goiânia, padre Rodrigo de Castro, ressaltou sobre a importância de as paróquias rezarem pelas famílias. “É viver aquilo que é próprio desse tempo tão bonito”.

 

O padre Rodrigo de Castro explicou a importância da reflexão proposta neste ano. “Para que possamos entender que todos somos bem-aventurados, principalmente quando passamos pelos desafios, as dificuldades, os problemas e as angústias de ser família no tempo de hoje”. Além disso, esse é um momento importante para que as pessoas possam entender que “a vocação é a santidade na vida das famílias”, reflete o padre.

 

A abertura da Semana Nacional da Família aconteceu na Catedral Metropolitana de Goiânia e os encontros da “Hora da Família” podem ser feitos tanto nas paróquias como nas casas. Durante a semana, o Santuário-Basílica Sagrada Família realizou uma programação especial: a cada dia foi celebrada uma missa com um padre diferente cuja paróquia estava em peregrinação no Santuário. Em contrapartida, o Santuário enviou um ônibus que facilitou o transporte dessas pessoas até o local.

 

Apesar de, esse ano, a Semana Nacional da Família ser realizada entre os dias 14 a 21 de agosto, as pessoas também podem realizar os encontros do subsídio “Hora da Família”. Após essa data, o importante é se reunir e refletir. “O importante é estar sempre evangelizando, estar sempre se reunindo, e se organizando para isso”, ressaltou a coordenadora arquidiocesana da Pastoral Familiar, Adriana Ricci Gomes. Segundo ela, apesar de ser uma iniciativa que deve ser preparada pela Pastoral Familiar, isso não impede que as pessoas se reúnam para rezar pelas famílias.

 

O Papa Francisco vem chamando a todos para o caminho da santidade. Niu Carvalho Cardoso explica que esses encontros reforçam isso. “Muitas vezes quando se fala em santo se pensa em sacerdote, na freira, em alguma pessoa com características especiais. Na família, o matrimônio é um caminho de santidade”, diz ele.

 

A Semana Nacional da Família tem encerramento no dia 21, às 17h, no Santuário-Sagrada Família, com Santa Missa presidida pelo padre Rodrigo de Castro.

 

Para mais informações, entre em contato pelo Instagram: @pastoralfamiliar.arqgyn

 

 

Suzany Marques

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo