>
>
As Virtudes Humanas

As Virtudes Humanas

“Tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro,

Foto da Catedral

“Tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”. Assim se expressa o apóstolo Paulo na carta que escreve aos Filipenses (4,8).

Por sua vez, o Catecismo da Igreja Católica nos ensina que “a virtude é uma disposição habitual e firme para fazer o bem. Permite à pessoa não só realizar atos bons, mas também a dar o melhor de si mesma. Com todas as suas forças sensíveis e espirituais, a pessoa virtuosa tende a fazer o bem, busca-o, escolhe-o através de ações concretas” (n. 1768). E São Gregório de Nissa não duvida em afirmar que “o objetivo de uma vida virtuosa consiste em chegar a ser semelhantes a Deus”.

As virtudes humanas são virtudes firmes, disposições estáveis, perfeições habituais do entendimento e da vontade que regulam nossos atos, ordenam nossas paixões e guiam nossa conduta segundo a razão e a fé. Proporcionam facilidade, domínio e alegria para levar uma vida moral boa. O homem virtuoso é quem pratica livremente o bem.E as virtudes morais se adquirem mediante o esforço e a perseverança da pessoa. São os frutos e os atos moralmente bons. Dispõem todas as potências do ser humano para harmonizar-se com o amor a Deus e ao próximo.

As virtudes humanas adquiridas mediante a educação e os atos deliberados, acompanhados da perseverança e o esforço pessoal, são purificadas e elevadas pela graça divina. Com a ajuda de Deus, forjam o caráter e dão agilidade à prática do bem. O ser humano se sente feliz ao praticá-las. Para o homem ferido pelo pecado não é fácil guardar o equilíbrio moral. O dom da salvação por Cristo nos outorga a graça necessária para perseverar na busca e prática das virtudes. Cada um deve pedir sempre essa graça de luz e de fortaleza, buscar ajuda nos sacramentos, cooperar com o Espírito Santo e seguir seus convites a amar o bem e evitar o mal.

Todos os crentes temos na Virgem Maria o melhor espelho para onde olhamos e contemplamos o seu exemplo sublime digno de imitar, tal como nos ensina o Concílio Vaticano II na Lumen Gentium: “Os fiéis, porém, continuam ainda a esforçar-se por crescer na santidade, vencendo o pecado; por isso levantam os olhos para Maria, que refulge a toda a comunidade dos eleitos como modelo de virtudes” (n. 65).

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias, Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Artigos e Formação, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo