Aconteceu, de 15 a 18 de março, na Cidade da Comunhão – CPDF, o primeiro Conser, reunião do Conselho Episcopal Regional de 2022, que reúne os bispos das 12 dioceses mais o Ordinariado Militar do Brasil, que, juntos, compõem o Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal). O encontro acontece três vezes ao ano, sendo um deles dentro da Assembleia Geral da CNBB.
Em entrevista, Dom Francisco Agamenilton, bispo da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, disse que o Conser é a oportunidade de os bispos se encontrarem e a ocasião de fortalecerem a colegialidade e a comunhão da Igreja no Regional. “Abordaremos e refletiremos as situações das nossas dioceses e pastorais que acompanhamos, a situação do nosso Brasil e da nossa região e o tema da Campanha da Fraternidade, que é a educação. Iremos também fazer os encaminhamentos dos encontros que estão previstos como a Assembleia Geral da CNBB e de algumas datas de eventos do nosso Regional, como a Avaliação Anual de Pastoral”, disse o secretário do Regional Centro-Oeste.
A missa de abertura foi presidida pelo bispo auxiliar da Diocese de Anápolis, Dom Dilmo Franco de Campos, que estava completando 50 anos de idade no dia. Dom João Justino fez a homilia. Ao refletir sobre a liturgia da terça-feira, da segunda semana da Quaresma, o arcebispo disse que a vaidade é um mal que deve ser vencido por nós todos os dias. O profeta Isaías (1,16-19) faz o apelo: “lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossas ações da minha frente, deixa de fazer o mal e aprendei a fazer o bem. É um apelo positivo de aprender fazer o bem, que nos faz lembrar das palavras do apóstolo Paulo, não vos canseis de fazer o bem”.
Diversas foram as pautas discutidas pelos bispos do Regional. Entre elas, destacamos: Campanha da Fraternidade, Diáconos Permanentes, Presbíteros, Religiosos e Dimensão Bíblica da Pastoral.
Dom Waldemar Passini, bispo da Diocese de Luziânia e presidente do Regional, fez um panorama geral do encontro. “Tivemos vários momentos de confraternização. Entre eles, tivemos a grata alegria de acolher o novo arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino, bem como saudar e parabenizar Dom Marcony Vinicius, por sua eleição como arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil.

O primeiro assunto da pauta proposta foi a Campanha da Fraternidade, que teve a reflexão de Dom Francisco Agamenilton, bispo referencial para a Comissão para a Educação e Cultura do Regional. O tema da Campanha da Fraternidade de 2022 é Fraternidade e Educação e o lema, tirado do livro dos Provérbios (31,36) “Fala com sabedoria, ensina com amor”.
O diaconado permanente também teve espaço nesta edição do Conser. Durante a reunião, os bispos também aprovaram o regulamento da Comissão Regional de Diáconos (CRD), após uma segunda análise. O bispo referencial dos diáconos permanentes do Regional é Dom Lindomar Rocha Mota, bispo da Diocese de São Luís de Montes Belos.
A vida dos presbíteros presentes no Regional Centro-Oeste também esteve em discussão. Dom Waldemar disse que “queremos aperfeiçoar cada vez mais o nosso apoio, o apoio das Igrejas, a escuta dos presbíteros, nas exigências do ministério”.
Dom Waldemar disse ainda que é preciso estreitar a relação entre a Conferência dos Bispos e Conferência dos Religiosos (CRB). “Precisamos estreitar esses laços, os religiosos são uma riqueza nas dioceses, apoiam inúmeras iniciativas com o carisma que cada ordem traz nos territórios das Igrejas diocesanas e, assim, vamos prosseguindo com nossa missão.”
Fonte: CNBB Regional Centro-Oeste
Marcos Paulo Mota